Acreditamos que a Via (VIIA3) oferece um potencial interessante de alta após a grande liquidação dos últimos meses, que se fortaleceu ainda mais recentemente devido ao aumento das taxas de juros, devido às preocupações com relação à frente fiscal do Brasil.

Mesmo assumindo taxas de juros mais altas, vemos uma perspectiva de crescimento decente dos lucros da Via (VIIA3), já que a empresa parece ter se voltado com sucesso para um modelo de negócios que prioriza mais o digital.

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Depois de anos de baixo desempenho, tendo problemas para integrar sua operação de e-commerce com lojas físicas, a Via (VIIA3) parece finalmente ter se voltado para um modelo de negócio digital sob a atual equipe de gestão.

A empresa conseguiu ganhar participação recentemente, visivelmente durante a pandemia Covid-19. O número de usuários vem crescendo no e-commerce e em sua fintech Banqi, melhorando também a satisfação do cliente.

Essa reviravolta bem-sucedida foi crucial para a sustentabilidade do negócio em nossa visão e melhora significativamente as chances de sucesso a longo prazo.

No entanto, ressaltamos que Via (VIIA3) representa uma ação de alto risco no momento, principalmente devido à
provável alta volatilidade das taxas de juros nos próximos meses, e ao ambiente competitivo acirrado do comércio online do Brasil.

A concorrência permanece feroz e provavelmente pressionará o ROIC no setor antes que uma maior consolidação se materialize.

Não vemos a agressividade no ambiente competitivo diminuindo tão cedo, já que construir rapidamente um mercado dominante tende a ter uma grande recompensa no futuro por meio dos enormes efeitos de rede habilitados por essas plataformas.

Com Via, Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Shopee e outros disputando a atenção dos consumidores, investimentos significativos em aquisição de clientes e nível de serviço são cruciais para desenvolver e consolidar uma plataforma líder.

Como resultado, acreditamos que os ROICs no segmento permanecerão sob pressão por mais tempo, com apenas alguns vencedores provavelmente se beneficiando de uma parcela significativa de um mercado grande e mais consolidado no futuro.

Recomendamos fortemente que os investidores equilibrem esse risco em suas carteiras ajustando o tamanho da posição  de Via (VIIA3) a um nível altamente confortável para enfrentar a potencial volatilidade que se avizinha.

Encontramos um potencial de aumento atraente de 69% para nosso preço-alvo, com o principal gatilho provavelmente sendo uma maior estabilização nas taxas de juros futuras.

Mas, em um teste de estresse, assumindo um cenário de baixa, estimamos que poderia haver uma queda potencial de
cerca de 40% para o preço atual das ações.

Vale dizer que, como as ações de e-commerce são geralmente avaliadas como ações de crescimento, a maior parte do valor vem de anos mais distantes e da perpetuidade (longa duração), que são mais severamente afetados do que as ações de valor quando o custo de capital está em alta.

Vale a pena investir em VIIA3?

  1. Escala muito superior à concorrência é uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;
  2. Bem posicionada para o multicanal com base em suas quase mil lojas;
  3. Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;
  4. Altamente exposto a taxas de juros em queda;
  5. Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web;
  6. Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.

Quais são os principais riscos de VIIA3?

  1. Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;
  2. Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
  3. Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;
  4. Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem; 
  5. Processos judiciais.

Sobre a Via (VIIA3)

A Via (VIIA3) é líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta, operando por meio das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br. Além do e-commerce, conta com uma rede com cerca de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição, bem como 120 lojas para envio de mercadorias (shipping from store).

No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital. Em abril de 2020, anunciou a aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile. Possui um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, fintech recentemente adquirida.

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