A Blau (BLAU3) reportou uma redução de receita de 4% A/A (apenas 1% acima de nossas estimativas), pressionada por vendas mais baixas de imunoglobulinas e especialidades - a última devido a composições difíceis no 1T21 beneficiadas por produtos relacionados ao Covid-19.

A notícia positiva foi a volta da mergem bruta ao nível de 50%+. O crescimento da receita deve desacelerar em 2022, mas continuamos com uma visão positiva das perspectivas de longo prazo da Blau (novos produtos e maior capacidade de produção), portanto, reiteramos nossa recomendação de Compra da ação.

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Especialidades que conduzem à redução da linha superior. A receita líquida totalizou R$ 313M, queda de 4% A/A (+1 vs Safra) principalmente devido à queda de 28% nas vendas de especialidades que foram positivamente impactadas no 1T21 por produtos relacionados ao Covid-19.

 Esse desempenho negativo foi parcialmente compensado por um crescimento de 6% nos biológicos, apesar da queda de 80% nas vendas de imunoglobulinas – vale ressaltar que as vendas de imunoglobulinas começaram a se
normalizar a partir de abril, segundo Blau.

A margem bruta caixa atingiu 52%, uma melhora de 954bps no trimestre, devido a um melhor mix de vendas, e 82bps abaixo do ano anterior (238bps acima do Safra).

As despesas operacionais aumentaram 8% A/A (+6% vs Safra) devido a maiores: i) despesas de marketing (equipe de vendas); ii) despesas gerais e administrativas (estrutura administrativa mais robusta pós-IPO); e iii) Despesas com P&D (para dar suporte à expansão do portfólio).

Consequentemente, a margem EBITDA em 36,8% caiu 253bps A/A, mas subiu 1.086bps no trimestre e 170bps acima de nossas estimativas.

O EBITDA atingiu R$115M, queda de 10% A/A, mas 6% acima das nossas estimativas. O lucro líquido totalizou R$ 61M, em linha com nossas estimativas, mas 29% abaixo do ano anterior devido a maiores despesas financeiras relacionadas principalmente à variação cambial na posição de caixa da empresa em dólares.

Investimentos para garantir o crescimento futuro. O crescimento da receita da Blau desacelerou para 5% A/A, considerando os últimos doze meses de um CAGR '17-21 de +27%.

Consequentemente, os próximos 9 meses teriam que ser estelares para a empresa apresentar taxas de crescimento semelhantes em 2022, o que em nossa visão será desafiador, especialmente considerando as comparações difíceis do 2T (2T21 também impulsionado por produtos de especialidades relacionados ao Covid-19).

No entanto, vale ressaltar que a empresa está investindo pesado para aumentar a capacidade: aumento de 20% na capacidade de especialidades até o 4T22, 2 novas linhas de produção programadas para o 1S23 e a nova planta (P1000) que triplicará a capacidade de produção da empresa, cuja construção deverá início no 2S22.

Além disso, a empresa está desenvolvendo cerca de 50 novos produtos a serem lançados nos próximos 4 anos para apoiar a expansão do portfólio e, consequentemente, o crescimento da receita. Vale destacar que os novos produtos lançados nos últimos doze meses representaram 5% das vendas totais do trimestre.

Portanto, continuamos confiantes nas perspectivas de longo prazo da Blau, apesar dos desafios de crescimento de curto prazo.

Vale a pena investir em BLAU3?

  1. Apresenta um forte histórico;
  2. Um dos principais players do seu mercado.

Quais são os riscos ao investir em BLAU3?

  1. Atrasos no processo de credenciamento de medicamentos;
  2. Volatilidade dos resultados, devido à pressão de custos derivados da matéria-prima.

Sobre a Blau (BLAU3)

A Blau (BLAU3) é uma empresa do ramo farmacêutico, além de ser uma das líderes no segmento institucional e contar com um portfólio de fármacos de alta complexidade e marca própria. A empresa está presente em 6 países e adota um moderno complexo farmacêutico.

O mercado de atuação da Blau (BLAU3) é bastante focado no segmento institucional, incluindo clínicas, hospitais, centros de tratamento e instituições de saúde de todas as esferas.

Em 2020 a Blau (BLAU3) contava com um mercado estimado em mais de R$ 4 bilhões, dispondo de marcas como Omeprazol, Propofol e Botulim. A empresa também contava com parcerias com mais de 7 mil redes hospitalares, 5 mil hospitiais e clínicas, mais de 300 clínicas oncológicas e mais de 300 centros de nefrologia, conforme dados do IQVIA.

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IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. 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