A Pague Menos (PGMN3) apresentou um crescimento de 12% A/a na receita (em linha com o Safra) e com margens acima do esperado: bruto – 30,7%, EBITDA – 5,7%, +20bps e +41bps vs Safra, respectivamente.
É importante observar que a redução de 84bps na margem bruta já era esperada, uma vez que o benefício do reajuste anual de preços em 2023 foi menor do que em 2022.
Além disso, destacamos que o impacto negativo na margem EBITDA foi menor (-19bps A/a ) com ganhos de eficiência em despesas gerais, administrativas e com vendas.
Outros destaques do trimestre foram a capacidade da empresa de melhorar a produtividade das lojas (+3% A/A), apesar da abertura líquida de 91 lojas nos últimos 12 meses; e a melhoria da quota de mercado (crescimento de mercado: +9% A/a vs PGMN: +12% A/a).
Além disso, vale destacar o EBITDA positivo da Extrafarma em R$ 13M e suas melhorias contínuas: produtividade das lojas +7% A/A (mas ainda 25% menor vs PGMN), ticket médio +6% A/A (-12% vs PGMN); vendas online +290bps T/t (-430bps vs PGMN).
No geral, os resultados operacionais ficaram um pouco acima das nossas estimativas, e acreditamos que à medida que as sinergias da Extrafarma forem sendo capturadas, os resultados devem melhorar ainda mais. Assim, reiteramos nosso rating de Compra para a ação e preço-alvo de R$ 6,4/ação.
Vale a pena investir em PGMN3?
- Crescimento de vendas em lojas já operacionais;
- Expansão por meio de novas lojas;
- Potencial para ganhos de margem e aumento de lucros; e
- Aquisição da Extrafarma acelera crescimento.
Quais os riscos ao investir em PGMN3?
- Execução de um plano de expansão ousado e integração de novos ativos; e
- Sucesso das operações digitais é importante para expansão.
Sobre a Pague Menos (PGMN3)
A Pague Menos (PGMN3) foi fundada em 1981 e se tornou a maior rede de farmácias do Norte e Nordeste. Em 2010, a empresa ultrapassou a marca de 400 lojas, espalhando a sua marca de maneira nacional. Realizou em 2020 o seu IPO, iniciando uma nova fase de crescimento.
Atualmente, é a terceira maior rede de farmácias do Brasil em termos de número de lojas, segundo dados da Abrafarma, com cerca de 1,1 mil lojas localizadas em todos os Estados.
Conta com um modelo de negócios com foco em medicamentos de marca e genéricos, sujeitos à prescrição médica ou over-the-counter, produtos polivitamínicos e de perfumaria, os quais incluem artigos de higiene e beleza, compondo, aproximadamente, 15,6 mil itens adquiridos de 440 fornecedores diferentes. Também oferecem medicamentos formulados através de seis farmácias de manipulação.
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