O Grupo Mateus (GMAT3) apresentou resultados em linha no 4º trimestre, que podem ser ofuscados pelos eventos corporativas no setor, com a cisão do Assaí e a recente aquisição das operações do Grupo BIG pelo Grupo Carrefour Brasil.

A receita líquida do Grupo Mateus (GMAT3) cresceu 55,2% a/a, enquanto o EBITDA cresceu 76,7% a/a, impulsionado por um plano de expansão agressivo e forte crescimento de vendas em mesmas lojas.

Apesar das perspectivas desafiadoras para 2021, acreditamos que o grupo manterá sua estratégia, ao mesmo tempo em que valoriza as iniciativas digitais. Assim, reiteramos nossa classificação de compra para GMAT3, pois consideramos um caso de investimento atraente para investidores que buscam crescimento.

A empresa foi capaz de cumprir o crescimento desafiador da receita prometido durante seu IPO. Durante o trimestre, acelerou o ritmo de crescimento, impulsionado principalmente pelo plano agressivo de abertura de lojas (39 novas lojas em 2020, 14 somente no 4T20)

Chamamos a atenção para o alto investimento em capital de giro no trimestre, que prejudicou a geração de FCF. De acordo com a direção, o grupo investiu em níveis de estoques mais elevados, que justificaram com a abertura de lojas e ampliação dos centros de distribuição.

O Grupo Mateus (GMAT3) desenvolveu uma estratégia efetiva que depende de seu negócio de atacado e rotas novas e existentes para cumprir seu agressivo plano de expansão e liderar o crescimento do varejo de alimentos no Brasil.

GMAT3: oportunidade no setor

O Grupo Mateus (GMAT3) opera principalmente nos estados do Maranhão, Pará e Piauí – estados de baixo desenvolvimento econômico e alta capacidade de crescimento – que, juntamente com sua alta exposição ao atacarejo, ajudou a alcançar uma combinação atraente de alto crescimento e alto retorno.

Como resultado, as ações GMAT3 negociam com uma avaliação de prêmio, a um PE (relação entre preço e lucro) projetado de 19,4x (30% de prêmio para o múltiplo de 14,9x do Grupo Carrefour e 38% para o múltiplo de 14,1x do GPA).  Vemos que GMAT3 é o player mais barato para investidores em busca de crescimento.

Principal aposta de crescimento

Para se destacar dos principais players da região, o Grupo Mateus desenvolveu uma unidade de produção de panificação e uma central de fatiamento e porcionamento próximo à sua sede, em São Luiz.

O elevado nível de serviço não é exclusividade dos mercados Super e Hiper, estando presentes no Mix Atacarejo (modelo tradicional de “atacarejo”) e Super Camino (mini “atacarejo”).

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Vale a pena investir em GMAT3?

  1. Alto nível de serviço e lucratividade;
  2. O Mini Cash-and-Carry deve ser um dos principais motores de crescimento do Grupo Mateus, com um cenário competitivo benigno;
  3. Valuation atrativo de GMAT3 quando comparado com os outros players do setor de varejo de alimentos.

Quais os riscos ao investir em GMAT3?

  1. O fim do auxílio emergencial pode ter um impacto negativo na atividade de varejo;
  2. Desde 2011, o Grupo Mateus possui benefício fiscal no estado do Maranhão. Porém, uma possível reforma tributária, ou expansão para outros estados da região, traz o risco de aumento do imposto de renda da empresa.
  3. Boom no preço das commodities e consequente inflação dos alimentos.

Sobre o Grupo Mateus (GMAT3)

O Grupo Mateus atua no varejo supermercadista, atacarejo, atacado, eletrodomésticos, móveis, panificação, central de fatiamento e porcionamento. Em 34 anos de história, consolidou suas marcas entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste.

A empresa atende quase 20 mil pontos de venda, com a ajuda de 1.750 representantes comerciais do atacado. Está presentes com 54 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. O atendimento do Grupo Mateus segue ainda na Bahia, Ceará e Tocantins, com a operação de entrega do Armazém Mateus.

O Grupo Mateus soma 29 atacarejos, 24 supermercados, 2 hipermercados, 66 lojas de eletroeletrônicos, 16 lojas de vizinhança e 9 centros de distribuição. 

Ações Grupo Mateus (GMAT3)

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