O Grupo Mateus (GMAT3) registrou um crescimento anual de 27% na receita (em linha vs. Safra) impulsionado por +11% de alta nas vendas em mesmas lojas juntamente ao plano de expansão de lojas +20 lojas nos últimos 12 meses.

Além disso, o EBITDA cresceu 31% A/A (+9% vs Safra), uma vez que a maior eficiência nas despesas operacionais compensou a pressão na margem bruta devido a i) mix de vendas - maior participação de C&C; e ii) inaugurações de lojas.

O lucro líquido totalizou R$240M, alta de 20% A/A e 16% acima de nossas estimativas. Outro destaque é a forte geração de caixa operacional no trimestre de R$ 221 milhões devido a melhorias no capital de giro – o ciclo de caixa caiu 27 dias A/A.

Em suma, os resultados do 1T reforçam nossa perspectiva otimista para a empresa com uma interessante oportunidade de crescimento combinada com forte geração de caixa após recentes melhorias no capital de giro. Assim, reiteramos nosso rating de Compra e preço-alvo de R$ 9,0/ação.

Grupo Matheus: (GMAT3; Compra; Preço-alvo: R$8; P/E: 8,8x; Dividend Yield: 0,0%)

Vale a pena investir em GMAT3?

  1. Alto nível de serviço e lucratividade;
  2. O Mini Cash-and-Carry deve ser um dos principais motores de crescimento do Grupo Mateus, com um cenário competitivo benigno;
  3. Valuation atrativo de GMAT3 quando comparado com os outros players do setor de varejo de alimentos.

Quais os riscos ao investir em GMAT3?

  1. O fim do auxílio emergencial pode ter um impacto negativo na atividade de varejo;
  2. Desde 2011, o Grupo Mateus possui benefício fiscal no estado do Maranhão. Porém, uma possível reforma tributária, ou expansão para outros estados da região, traz o risco de aumento do imposto de renda da empresa.
  3. Boom no preço das commodities e consequente inflação dos alimentos.

Sobre o Grupo Mateus (GMAT3)

O Grupo Mateus atua no varejo supermercadista, atacarejo, atacado, eletrodomésticos, móveis, panificação, central de fatiamento e porcionamento. Em 34 anos de história, consolidou suas marcas entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste.

A empresa atende quase 20 mil pontos de venda, com a ajuda de 1.750 representantes comerciais do atacado. Está presentes com 54 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. O atendimento do Grupo Mateus segue ainda na Bahia, Ceará e Tocantins, com a operação de entrega do Armazém Mateus.

O Grupo Mateus soma 29 atacarejos, 24 supermercados, 2 hipermercados, 66 lojas de eletroeletrônicos, 16 lojas de vizinhança e 9 centros de distribuição. 

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