O Banco Safra está iniciando a cobertura de Smart Fit (SMFT3) com classificação de Compra e preço alvo de 12 meses de R$28,5/ação.

A Smart Fit é a empresa líder de fitness na América Latina, com quase 8 vezes o tamanho do segundo maior player e o quarto maior do mundo em número de membros.

Temos uma visão otimista sobre o setor e as perspectivas da empresa:

(i) a indústria de fitness registrou um CAGR de 7% no número de membros em 2010-19 na América Latina, quase dobrando a taxa de adesão a academias, embora ainda seja apenas uma fração em comparação com a dos países desenvolvidos – uma lacuna que deverá diminuir à medida que as pessoas adotem hábitos mais saudáveis, impulsionando o crescimento do mercado endereçável;

(ii) O crescimento da SMFT ultrapassou o crescimento do mercado (cresceu 7x mais rápido entre 2010 e 2019) e deverá continuar a liderar a consolidação do mercado com a sua maior escala, forte valor de marca e execução superior.

Esperamos um CAGR de 19% para 2023-26, apoiado pela expansão das academias (+576 academias no período), o que deve impulsionar o crescimento do número de associados para 6,8 milhões em 2026, de 4,4 milhões em 2023.

Além disso, com academias de ginástica maduras, esperamos uma melhoria na margem EBITDA de 355 pontos base em 2026 em comparação com 2023, resultando em um CAGR EBITDA de 2023–26 de 23%.

Além disso, o processo de maturação tem um impacto significativo nos retornos, e esperamos que o ROIC ultrapasse a marca de 20% no longo prazo em relação ao nível atual que fica abaixo desse patamar.

Em termos de valuation, o nosso preço-alvo oferece um potencial de valorização de 30%. A SMFT seria negociada a um EV/EBITDA alvo de 9,4x, abaixo do seu múltiplo histórico (11,2x) e com um grande desconto em relação aos seus pares internacionais (-41%), que deverão crescer a um ritmo mais lento (2023– 26 EBITDA CAGR de 14% vs. 23% da SMFT.  

Perspectivas do setor

A Smart Fit opera na América Latina, que registrou um ritmo rápido de crescimento no número de academias (CAGR de 7% em 2010-19), mas ainda é bastante subpenetrada (menos de 5% da população em comparação com mais de 20% nos EUA ou 16% no Reino Unido).

Além disso, o mercado latinoamericano ainda é muito fragmentado (as cinco principais academias de ginástica têm uma participação de mercado de 17% contra 41% no Reino Unido e 39% nos EUA).

É importante notar que os principais players em diferentes regiões do mundo são fornecedores de alto valor e baixo preço (HVLP) devido à proposta de valor superior deste modelo.

É o caso da Smart Fit, que atualmente detém 13% de participação de mercado na América Latina, contra mais de 20% da Planet Fitness nos EUA, por exemplo.

Em nossa opinião, a penetração de academias na América Latina poderá pelo menos dobrar nos próximos anos. Como fornecedor líder de HVLP, esperamos que a participação de mercado da Smart Fit quase duplique neste período devido à sua maior escala, forte valor de marca e execução superior.

Estimamos que a empresa abra 576 academias de ginástica nos próximos três anos, das quais aproximadamente 39% no Brasil.

Estimamos que a empresa poderia marcar presença em 137 novas cidades no Brasil, abrindo 249 novas academias nessas cidades e outras 316 em cidades onde a empresa já está presente —os números consolidados seriam 33% maiores que os que estamos considerando em nosso modelo.  

Quando as perspectivas de crescimento encontram retornos excepcionais. Academias inauguradas recentemente e novas academias a serem abertas num futuro próximo – combinados com o seu impacto de maturação – deverão resultar num aumento de membros e de receitas, juntamente com a expansão das margens.

Por último, os clubes de fitness com modelo HVLP oferecem uma proposta de valor superior não só para os seus clientes, mas também para os seus acionistas: espera-se que a maturação das academias e margens mais elevadas resultem num ROIC superior a 20% em 2028, face aos atuais 11%.  

Riscos:

(i) execução do plano de expansão aliado a melhorias de eficiência;

(ii) reforma tributária que pode comprometer as margens e o perfil de retorno da empresa;

(iii) perspectivas macroeconómicas. 

Abra sua conta no Banco Safra