O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 25, o relatório de inflação (RTI) do segundo trimestre, complementando as informações fornecidas na ata da última reunião do Copom.

Nosso time de Macroeconomia destaca que as projeções do BC para a inflação medida pelo IPCA em todos os quatro cenários para 2021, horizonte relevante para política monetária, ficaram entre 0,50 e 0,75 ponto porcentual abaixo da meta de inflação estabelecida pela autoridade. Isso reforça o viés de relaxamento monetário extraído das projeções conhecidas na ata do Copom.

Entretanto, nossos especialistas ponderam que a avaliação do BC sobre cenários alternativos de projeção de inflação chamou atenção por mostrar um cenário assimétrico de riscos, em que um choque de demanda poderia reduzir a inflação de 2021 em 0,20 ponto, enquanto um choque de oferta poderia elevar o IPCA do próximo ano em 0,9 ponto.

PIB em 2020

Com relação à atividade econômica, respondendo ao cenário de pandemia, o BC reduziu sua projeção para o PIB de 2020, que passou da estabilidade para uma queda de 6,4%, resultado mais próximo da projeção do nosso time, de baixa de 5,7%.

A projeção mais negativa contrasta com o risco que o BC tem levantado de que os programas de estímulo creditício e de transferência de renda façam com que a redução da demanda agregada seja menor do que a estimada.

Dessa maneira, apesar dos destaques para essa possível assimetria para cima no risco da inflação, a nossa equipe segue acreditando que o cenário de inflação continuará bastante benigno diante da forte desaceleração da atividade e recuperação apenas gradual no segundo semestre.

Assim, está mantida a expectativa do Banco Safra com relação à trajetória prospectiva da política monetária, que considera três cortes adicionais de 0,25 ponto, levando a Selic à 1,50%.

Prévia da inflação

O IPCA-15 de junho registrou avanço de 0,02%, mais intenso que a expectativa mediana de mercado (-0,06%) e da nossa equipe de Macroeconomia (-0,11%). Em 12 meses, o índice recuou de 1,96% para 1,92%.

O desvio da projeção de nossos analistas em relação ao observado se deu majoritariamente no grupo 'Alimentação em domicílio'. Apesar da diferença de 0,13 ponto no índice, vale destacar que núcleos vieram em linha com a expectativa do nosso time (-0,03%), dando continuidade à trajetória de queda e perspectiva benigna da inflação.

A equipe do Banco Safra irá calibrar as projeções depois da divulgação desta quinta-feira, mas mantém a visão de que a inflação deve ficar bem contida no ano, e projeta o IPCA em torno de 1,7% no ano.