O Teva Índices ESG Mulheres na Liderança é um levantamento quantitativo pioneiro que monitora e organiza dados sobre a presença de mulheres em cargos de liderança em todas as empresas do Brasil com capital aberto.
Ele é desenvolvido a partir de uma nota para classificar as empresas de acordo com participação das mulheres nos conselhos e diretorias da companhias. São avaliadas atualmente quase 8 mil posições em mais de 300 empresas.
Leia também:
> Safra lança carteira mensal de ações com foco em critérios ESG
> Créditos de carbono: Investimento dinâmico na economia sustentável
Segundo a Teva, apenas 14% dos assentos de conselho de administração são ocupados por mulheres. E quase 60% das empresas não contam com mulheres na diretoria, no conselho fiscal ou no comitê de auditoria. Saiba mais a seguir.
O que é o Teva Indices ESG Mulheres na Liderança
O Teva Indices ESG Mulheres na Liderança é o primeiro estudo quantitativo da presença de mulheres na composição de conselhos, diretorias e comitês em todas as empresas de capital aberto no Brasil.
A metodologia leva em consideração os Conselhos de Administração e Fiscais, Diretorias Executivas e Comitês e acompanha em tempo real a busca por equidade.
Segunda a Teva, compartilhar os resultados da observação é uma maneira de chamar a atenção para a disparidade de homens e mulheres em cargos de liderança no Brasil.
Entenda o Score Teva de Igualdade de Gêneros
Em linhas gerais, a nota é calculada como uma média da proporção de presença feminina nos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretorias Executivas, Comitês de Gestão, entre outros, e ponderada por pesos para cada um dos colegiados.
Ainda há um bônus de pontuação para empresas que tenham algum colegiado com mais de 50% de mulheres e empresas que tenham aumentado a participação feminina. Por outro lado, são penalizadas as empresas que tenham colegiados sem participação feminina ou diminuição da participação.
O Score é atualizado todos os meses e analisa o resultado da adoção de políticas de igualdade de gêneros.