Os eSports são competições de games, com times ou individual, acompanhados por uma audiência presencial ou principalmente online. Muito além de uma simples diversão, os jogos eletrônicos hoje movimentam um grande mercado de entretenimento e tecnologia.

Segundo pesquisas especializadas, o mercado global de jogos eletrônicos excede o valor de US$ 300 bilhões por ano. No Brasil, os números também são expressivos e esse setor atrai cada vez mais investidores.

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Atletas e produtores de conteúdo sobre os eSports se tornaram verdadeiras estrelas. Assim como no futebol ou basquete, trabalhar com eSports exige treino, disciplina, estratégia e empenho para entregar a melhor experiência para o público.

Saiba mais a seguir sobre eSports e oportunidades de investimento.

O que são eSports

Os eSports são as competições de jogos eletrônicos. Todos os anos, times profissionais disputam em partidas eliminatórias por uma taça acompanhados ao vivo por uma grande audiência.

Assim como nos esportes tradicionais, nos eSports encontramos equipes, treinadores, patrocinadores, transmissão ao vivo, comentaristas, análises e premiações milionárias.

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De maneira global, a audiência deve chegar a mais de 1 bilhão de espectadores em menos de cinco anos, segundo a Juniper Research. A maior concentração de fãs ainda é no continente asiático, porém a América Latina é considerada região-chave para o crescimento da indústria.

Uma característica especial dos eSports é a possibilidade da competição ser completamente online, abrindo espaço para times que não são regionais.

Aqui no Brasil, a Confederação Brasileira de eSports (CBeS) é o órgão que representa e apoia o desenvolvimento das competições de jogos eletrônicos.

Principais campeonatos

Alguns dos principais games favoritos pela audiência brasileira são League of Legends (LoL), Fortnite, Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) e Free Fire.

O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) teve um aumento de 34% na audiência em relação a 2020 e bateu seu próprio recorde ao alcançar a marca de 336 mil espectadores acompanhando a mesma partida da segunda etapa.

O Mundial de LoL, considerado o mais importante dos eSports, alcançou os incríveis 44 milhões de espectadores na final da competição de 2019. Além disso, também distribui aos vencedores mais de US$ 1 milhão.

No mesmo ano, a Fortnite World Cup registrou o pico de 2,3 milhões de espectadores simultâneos e o Mundial de Free Fire, disputado aqui no Brasil, marcou 2 milhões.

Quando o assunto é premiação de eSports, chama a atenção o The International, campeonato de Dota 2, que, em 2021, concedeu US$ 40 milhões.

Gamers e influencers

Uma característica marcante do mundo dos games são os streamings, transmissões ao vivo em que os jogadores filmam suas partidas e interagem com o público. Esse formato de conteúdo proporciona uma maior notoriedade para os gamers. Alguns dos mais influentes hoje são:

  • Faker, é o jogador profissional coreano que é referência e ídolo de muitos jogadores de LoL;
  • FalleN é jogador profissional de CS: GO. Apelidado de 'professor', em 2015, foi considerado a pessoa mais influente no eSports brasileiro.
  • Nobru é um dos atletas profissionais de Free Fire mais populares do Brasil. Streamer e campeão mundial pela equipe do Corinthians, foi eleito o melhor do mundo na sua modalidade.
  • brTT é jogador profissional e um dos maiores influencers brasileiros de LoL, com mais de 700 mil seguidores no Instagram.

Mercado brasileiro

O mercado brasileiro de jogos terá uma receita de US$ 2,3 bilhões, um aumento de 5,1% na receita anual. As informações são da Newzoo, empresa que emite análises e levantamentos sobre o setor de games.

O Brasil é o segundo maior consumidor da Twitch, a maior plataforma de transmissões de partidas de games, em que os streamers podem interagir com a sua audiência. O brasileiro gasta em média 6 horas por mês assistindo aos streamings e o público é predominantemente jovem.

Destaca-se também a procura pelos jogos para celular, que dobraram na pandemia. Uma pesquisa da ComScore revelou que 76% dos gamers no Brasil usam algum tipo de dispositivo móvel para jogar.

Agora é muito mais fácil conquistar aqueles que só têm acesso aos smartphones para jogar, já que o acesso é facilitado e mais barato. Não há a necessidade de consoles ou desktop para jogar e a maioria dos downloads é gratuito.

Em 2020, as compras feitas em consoles e plataformas de games aumentaram 140%, segundo um estudo da Visa. Planos de assinaturas para ter acesso a uma lista imensa de jogos também está incentivando o maior consumo de games em consoles no Brasil.

Além de motivos de entretenimento, a indústria também está presente em empresas, campanhas publicitárias e na Educação. A tendência que as pesquisam apontam é a expansão e fortalecimento do setor.

Vantagens de investir no setor de games

O mercado de eSports e streaming deve crescer 70% até 2025, de acordo com a Newzoo. A projeção é superar esse ano a marca de US$ 2,1 bilhões e alcançar os US$ 3,5 bilhões em quatro anos.

A indústria dos games é multidisciplinar e está em constante desenvolvimento. Além do grande segmento do entretenimento, chama a atenção também para os chamados 'jogos sérios', usados em empresas para o desenvolvimento dos funcionários e na educação de todos os níveis.

Opções de investimentos

Acompanhando a tendência de expansão do setor de jogos eletrônicos, o Safra apresenta a opção COE Minimax Cesta Games. Esse é um investimento atrelado a uma cesta composta por três empresas do segmento: Microsoft, Nvidia e Google.

Se você busca mais informações sobre investimentos no setor de games, não perca o debate com empresários e especialistas no assunto nos dias 27 e 28 de outubro.

Future 10 Games

Assista ao vivo debates com empresários e especialistas comentando sobre o potencial de investimento nesse setor. Os temas são Games: Por que investir nesse mercado? e Universo Gamer e a Transformação Sociocultural. O Future 10 Games acontece nos dias 27 e 28 de outubro online das 17h às 18h.