O crescimento do PIB brasileiro no 2º trimestre será conhecido nesta semana. O número será recebido com ainda mais atenção, em razão das preocupações cada vez mais intensas com a atividade econômica nos próximos meses.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Lá fora, será revelado o PIB da Austrália, do Canadá e da Índia. Os números mais aguardados, porém, estarão contidos no relatório oficial de emprego dos Estados Unidos.

Vale lembrar que julho foi marcado por uma geração de postos acima do esperado, e que uma nova surpresa positiva pode reforçar a expectativa dos investidores pela redução de estímulos nos EUA já em 2021.

Confira a seguir os destaques previstos para os próximos dias.

Segunda-feira: IGP-M de agosto

A semana começa com a leitura do IGP-M para o mês de agosto. A previsão do Safra é que o índice de inflação da FGV, muito utilizado para reajustar preços do mercado imobiliário, tenha avançado 0,89% ante julho. Em 12 meses, a alta prevista é de 31,4%.

Atenção ainda para as expectativas de mercado reunidas no Relatório Focus. Entre os destaques, a projeção mediana para o PIB brasileiro, que vem sendo reduzida. Na última edição, previa-se crescimento de 5,27% em 2021 e 2,00% em 2022.

Terça-feira: Pnad Contínua

O IBGE divulga a Pnad Contínua, com a taxa de desemprego nos três meses até junho. O Safra projeta aumento para 14,8%. O consenso espera queda para 14,5%.

Ainda está previsto o anúncio do resultado primário do setor público, que consolida as contas municipais e estaduais, de empresas estatais, do Tesouro Nacional, da Previdência Social e do Banco Central.

No exterior, o mercado avalia logo cedo a leitura preliminar da inflação em agosto na Zona do Euro. A estimativa mediana do mercado é de aceleração para 2,5% em 12 meses.

No radar ainda estão os novos dados de emprego na Alemanha e o levantamento de confiança do consumidor do Conference Board nos EUA.

Quarta-feira: PIB do Brasil

O principal número interno da semana é o PIB do Brasil observado no 2º trimestre de 2021.  A previsão do Safra é de alta de 0,3% na comparação com o 1º trimestre, uma desaceleração em relação ao crescimento anterior de 1,2%. Já a variação interanual deve ser de 12,3%.

Teremos ainda o saldo da balança comercial brasileira em agosto.

Outro destaque é a divulgação de PMIs industriais ao redor do mundo, inclusive do Brasil, referentes ao mês de agosto.

Nos EUA, além do índice da Markit, será conhecido o PMI do ISM e o relatório de emprego da ADP, com o desempenho do setor privado em agosto.

Quinta-feira: Indústria brasileira

A produção industrial no Brasil registrada no mês de julho será revelada pelo IBGE. A estimativa do Safra é de retração de 1,1% ante junho. O setor deve ficar apenas 1,3% acima de julho de 2020.

Os investidores avaliam também os dados semanais de seguro-desemprego nos EUA.

Sexta-feira: Emprego nos EUA

Iremos monitorar mais uma rodada global de PMIs da Markit, desta vez sobre o setor de serviços. Nos EUA, o PMI do ISM também está no radar.

Mas o foco recai sobre o relatório oficial de emprego da maior economia do planeta. O Safra prevê 751 mil novas adições em agosto, um ritmo mais moderado do que o observado em julho.

A taxa de desemprego deve recuar para 5,2%, segundo o consenso.