A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, revelou crescimento de 0,6% na receita real do setor em janeiro, o que representou leve aumento na comparação com dezembro, após dois meses consecutivos de queda (-0,6% em dezembro e - 0,1% em novembro).
É importante ressaltar, no entanto, que este indicador não captura os impactos gerados pelo coronavírus na economia. Por isso, o time de Macroecnomia do Safra projeta resultados mais fracos em fevereiro e negativos em março.
Ao analisar os números de janeiro, nosso time de Macroeconomia avaliou o resultado como positivo, em especial o indicador de serviços prestados às famílias, que apresentou crescimento de 0,7%. Esse número é importante porque ele é utilizado para projetar o componente de “Outros Serviços” nos cálculos do PIB, cujo peso é de cerca de 18% do PIB total.
Cabe ressaltar, no entanto, que apenas parte da Pesquisa Mensal de Serviços é utilizada pelo nosso time de Macroeconomia como indicador antecedente do PIB de serviços, e que essa seleção ajuda a explicar cerca de 24% do PIB total.
Por isso, apesar do resultado da pesquisa mensal de serviços de janeiro ser numericamente positiva, com crescimento do indicador de serviços prestados às famílias, nosso time de Macroeconomia mantém a projeção de contração de 0,3% no PIB do primeiro trimestre.