O grupo Fleury (FLRY3) reportou fortes resultados no 4º trimestre, atingindo uma receita líquida recorde de R$ 928 milhões, crescimento interanual de 29%.

Os testes relacionados à Covid impulsionaram o crescimento da empresa mais uma vez, respondendo por 11% da receita total. Mas a recuperação nos outros testes oferecidos pelo grupo Fleury (FLRY3) também foi bastante sólida, crescendo 14%.

Além disso, o grupo continua apresentando uma tendência animadora em sua plataforma digital Saúde iD, com 200 mil atendimentos de telemedicina em 2020 (metade no 4º trimestre). Trata-se de 38% do número apresentado pela SulAmérica (SULA11), por exemplo, que tem mais de dois milhões de associados.

Ações do Grupo Fleury (FLRY3)

De forma geral, o Safra gostou dos resultados no período, pois indicam uma melhora contínua no core business, além das ainda fortes, e não recorrentes, receitas relacionadas à Covid.

Nesse sentido, o grupo Fleury (FLRY3) é nossa favorita no setor, lembrando que o atual P/L de 20 vezes parece atrativo, tendo em vista o panorama interessante para as iniciativas da plataforma de saúde.

Como foi o desempenho de FLRY3?

A recuperação dos procedimentos eletivos impulsionou a demanda por testes não cobertos, que, combinada a um aumento contínuo nos testes relacionados à Covid, levou a um crescimento robusto da receita no trimestre.

Isso contribuiu para a diluição dos custos fixos, levando a uma expansão de mais de cinco pontos porcentuais na margem bruta. As despesas gerais e administrativas também tiveram um bom desempenho como porcentagem da receita, apesar da estratégia da empresa de fortalecer sua plataforma de saúde.

Como resultado, o Ebitda recorrente atingiu R$ 308,6 milhões, alta de 58%. Outro destaque foi a receita tributária com a integralização de juros sobre capital próprio, que deu força ao lucro do grupo Fleury (FLRY3).

O que esperar da nova plataforma de FLRY3, a Saúde iD?

O Fleury oferece duas alternativas aos seus consumidores pessoa física na plataforma Saúde iD:

  • Opção gratuita, oferecendo prontuário eletrônico (EMR) com histórico de consultas, exames, medicamentos e boletim de vacinação e diversos cupons de descontos em parceiros;
  • Um serviço pago, que poderia ser nas versões Light (R$ 29,90/mês) ou Plus (R$ 59,90/mês), oferecendo consultas de telemedicina, exames de rotina e descontos em produtos e serviços (ex: medicamentos).

Supondo uma divisão 50/50 entre as duas versões, 65 mil clientes pagantes seriam necessários para adicionar 1% nas receitas.

O serviço será oferecido inicialmente com exclusividade na cidade de São Paulo, e em breve deverá ser estendido para outras regiões.

Para que uma plataforma seja bem-sucedida, ela deve ter uma ampla base de usuários e uma alta recorrência de utilização, entre outros fatores, para que possa desfrutar de efeitos de rede de crescimento exponencial.

Esperamos que o Saúde iD seja responsável por 7% das receitas em 2023, ante menos de 1% atualmente.

O driver de receita mais importante para a Saúde iD, em nossa opinião, deve vir do negócio corporativo, no qual o Fleury tem cerca de 7 milhões de pessoas conectadas à sua plataforma, mas que ainda não estão gerando receitas significativas.

Uma fonte de receita é fazer parceria com seguradoras de saúde para oferecer alternativas de atendimento coordenado, como EMR, telemedicina, atenção primária, etc.

Outra fonte é vender o atendimento coordenado para empregadores como uma forma de controlar os custos do plano de saúde para seus funcionários, visto que maior prevenção e promoção da saúde trazem benefícios significativos na qualidade de vida e contribuem para a redução de sinistros de alto custo.

Por enquanto, não está claro o ritmo de crescimento e o mercado potencial endereçável desse negócio B2C. Mas, com certeza, essa é uma opcionalidade interessante para o caso.

Vale a pena investir em FLRY3?

  • A tendência de des-hospitalização pode aumentar a produtividade e representar um novo caminho de crescimento;
  • A genômica também representa um caminho promissor de crescimento;

Quais os riscos ao investir em FLRY3? 

  • Uma quarentena prolongada devido ao Covid-19, que poderia levar a perdas significativas de curto prazo e levar a economia a levar potencialmente muito tempo para se recuperar;
  • Os principais clientes da Fleury (grandes empresas de seguros de saúde) perdendo muito market share para players de baixo custo;
  • Iniciativas como genômica, clínica diurna e infusão de medicamentos que não representam pelo menos 5 a 10% da receita nos próximos 2-3 anos.

Sobre o Fleury (FLRY3)

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury, negociado na B3 pelo ticker FLRY3, é em uma das maiores e mais respeitadas empresas de medicina e saúde do País, referenciada pela comunidade médica e pela opinião pública por sua excelência em serviços ao cliente, inovação e qualidade técnica.

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O Fleury está presente nos principais centros econômicos do Brasil, com diversificada linhas de negócio. As linhas de negócio do grupo são Unidades de Atendimento, Operações em Hospitais, Laboratório de Referência, Medicina Preventiva, Diagnóstico odontológicos.

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