O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) apresentou resultados fracos no 1T21 para a divisão Multivarejo, evidenciando a dificuldade em manter resultados consistentes. Apesar disso, não esperamos ver uma grande venda de ações da PCAR3.

Nossa opinião é que o 1T21 do GPA foi afetado por uma série de impactos sobre o mercado varejista de alimentos. No entanto, destacamos um desempenho relativamente mais fraco quando comparado ao principal concorrente, Carrefour.

O lado mais positivo foi que a empresa apresentou um crescimento consistente em comércio online, que foi de 137% a/a. As vendas pela internet atingiram R $ 311 milhões (5,7% das vendas).

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Durante o trimestre, as vendas foram prejudicadas por fortes compensações do ano passado e o retorno da pandemia de Covid-19. Por outro lado, o GPA reportou melhor margem bruta e dinâmica de despesas gerais, administrativas e com vendas.

As operações da Exito seguiram a mesma tendência, com as vendas caindo 2,6% A/A (-2,7% vendas em mesmas lojas), que foi mais do que compensado pela valorização do COP, que levou a um aumento em BRL de 14,4% a/a.

Vale a pena investir nas ações PCAR3?

  1. Cenário de recuperação macroeconômica e juros baixos é positivo;
  2. Valuation segue atrativo;
  3. Crescimento contínuo da divisão de atacarejo;
  4. Renovação das operações de varejo, gerando retornos crescentes;
  5. Perspectivas operacionais positivas e potencial entrada de ativos maduros.

Quais os principais riscos de PCAR3?

  1. Mercado multivarejo muito competitivo;
  2. Desaceleração da economia global;
  3. Interrupção da agenda de reformas no Brasil e aumento da taxa de juros;
  4. Queda acentuada no preço de commodities e subsequente deflação de alimentos;
  5. Competição irracional levando a uma erosão de margens e retornos menores;
  6. Governança corporativa.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)

Fundado em 1948, em São Paulo, o GPA, empresa varejista do Grupo Casino, está presente em todas as regiões do Brasil. É dona de várias das principais marcas do setor no Brasil, com um portfóilio que inclui negócios como Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Assaí.

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Trata-se do maior grupo de varejo alimentar na América do Sul, com um portfólio diversificado de bandeiras e marcas líderes no Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai. O GPA teve aprovação para o processo de spin-off da operação de cash & carry, que permitiu ao Assaí se tornar independente, potencializando o crescimento em seus mercados de atuação.

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