LPA de R$0,10 em linha com nossa estimativa e consenso da Bloomberg. Conforme esperado, a Mater Dei (MATD3) apresentou forte crescimento de receita impulsionado pelas recentes aquisições, mas com margem operacional pressionada devido ao processo de integração e ao ramp-up do hospital de Salvador.

Depois de entregar a diversificação geográfica e executar seu plano de aquisições, entendemos agora que os riscos estão concentrados principalmente na integração eficiente dessas empresas, o que pode levar a alguma pressão nas margens no curto prazo.

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Como acreditamos que o posicionamento competitivo de longo prazo que está sendo construído pela Mater Dei supera os
potenciais desafios de curto prazo, mantemos nossa classificação de Compra na ação.

A receita líquida foi 19% superior no trimestre e 4% abaixo das estimativas do Safra. A Mater Dei registrou receita líquida de R$ 343 milhões, 51% superior ao 1T20, principalmente devido à integração das recentes aquisições (Porto Dias no 4T21 e Hospital Santa Genoveva e Hospital Premium no 1T22).

A taxa de utilização atingiu 53% (-47bps T/T), explicada pela aquisição de novos leitos com menor alavancagem operacional, apesar do retorno de procedimentos eletivos e internação de pacientes infectados durante a onda Omicron (média de 56 no 1T22 vs. 19 pacientes com Covid internado no 4T21 vs. 196 no 2T21.).

Enquanto isso, a taxa de ocupação foi de 74,3% considerando os números pró-forma para todos os três meses encerrados em março (430bps acima de nós) e o número de dias de pacientes aumentou 30% no trimestre,
impulsionado pelos leitos adquiridos.

Por outro lado, o mix de pacientes das novas localidades impactou negativamente o ticket médio, que caiu 8% no trimestre.

Margens pressionando a linha de fundo. A margem bruta ficou em 38,7% no 1T22 como uma surpresa negativa, -410bps T/T e 252bps abaixo de nós.

Vale ressaltar que as empresas adquiridas vêm com diferentes padrões contábeis de honorários médicos, o que deve explicar em parte a diferença.

Os custos vieram principalmente de pessoal e serviços médicos relacionados ao hospital de Salvador, que iniciou sua operação em 1º de maio e já havia feito a contratação prévia do corpo médico e funcionários.

Por outro lado, as despesas SG&A tiveram uma melhora como percentual da receita líquida T/T de 124bps (em linha conosco), atribuída a uma diluição das novas aquisições integradas.

Além disso, a linha de Outros Resultados Operacionais também ficou melhor do que o esperado, levando a uma margem EBITDA 48bps superior no trimestre (89bps vs. Safra) e um EBITDA de R$92mm, 21% superior no trimestre e apenas 1% abaixo das nossas estimativas.

O resultado financeiro também foi impactado por maiores taxas de juros, levando a um resultado financeiro líquido de -R$ 23 milhões (+86% T/T). O lucro líquido ajustado atingiu R$ 39 milhões no 1T22 (+43% A/A), enquanto o lucro líquido reportado atingiu R$ 31 milhões.

Vale a pena investir em MATD3?

  • Liderança consolidada na região de Belo Horizonte (MG), terceiro maior mercado do país;
  • Operação alia qualidade e rentabilidade elevadas;
  • Construção em andamento de nova unidade em Salvador (BA); e
  • Plano de M&A, embora não seja agressivo, pode agregar valor significativo.

Quais são os principais riscos de MATD3?

  • Potencial saturação de seu mercado endereçável;
  • Concorrentes cada vez mais agressivos nas regiões onde a empresa atua; e
  • Possibilidade de aquisições diluidoras.

Sobre Mater Dei (MATD3)

A Mater Dei, fundada pelo Dr. José Salvador, possui um ecossistema integrado de saúde composto por hospitais e centros de oncologia. A empresa é considerada referência nacional e é a maior rede hospitalar do Estado de Minas Gerais em número de leitos privados.

De acordo com o CNES, a Mater Dei possui 18% do total de leitos da região metropolitana de Belo Horizonte, com 1.081 leitos (541 em operação e 540 já construídos, mas ainda não operacionais) em suas três unidades, com todas sendo suas unidades hospitalares credenciadas pela JCI no Brasil.

A empresa não só possui uma grande participação de mercado em leitos hospitalares privados, como também possui um reconhecimento de marca líder, sustentado por décadas de inovação e investimentos em tecnologia e treinamento.

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