O setor de serviços apresentou expansão de 1,7% no volume de serviços prestados em outubro, na comparação com setembro, segundo números divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 11. Esse é um resultado acima do esperado pelo nosso time de Macroeconomia, que projetava alta de 0,4%.

Já a comparação do volume de serviços prestados em outubro com o mesmo período de 2019 mostra contração de 7,4%. Esse recuo foi menor do que o projetado pelo mercado (-7,7%) e por nossos especialistas (-8,4%).

Sinalização para a economia

Ao analisar os detalhes da divulgação, nosso time de Macroeconomia pontua que é importante acompanhar a categoria de “Serviços Prestados às Famílias”, uma vez que é a que mais sentiu as mazelas da crise no Brasil e no mundo. Em outubro, ela apresentou expansão de 4,6%, em linha com nossas projeções, mas permanece 30,2% abaixo do nível de 2019.

Nossos especialistas avaliam que sua recuperação será crucial para avaliar a velocidade e a intensidade do crescimento econômico no último trimestre deste ano e, principalmente, em 2021.