O sistema bancário ganha uma importante novidade. A partir desta segunda-feira, 16 de novembro, entra em vigor o Pix.

Este é um meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e anunciado no começo de outubro. A novidade vem movimentando o mercado por trazer algo inédito: com o Pix, é possível transferir, pagar e receber dinheiro a qualquer hora do dia e em todos os dias do ano, incluindo feriados e finais de semana.

Para ajudar a entender este novo momento, consolidamos abaixo alguns dos principais pontos envolvendo o Pix:

  • As transações são realizadas em até 10 segundos;
     
  • Ao contrário do que acontece nas operações com TEDs e DOCs, o Pix é gratuito para pessoas físicas;
     
  • Com o Pix, não é mais necessário enviar os dados bancários e o CPF para alguém na hora de realizar uma transferência. Basta enviar a chave Pix;
     
  • Não há valor mínimo para realizar um Pix;
     
  • As transações podem ser feitas para qualquer instituição financeira, pessoa física ou empresa. Há, também, a possibilidade de usar o Pix para pagar tributos ou outras taxas de órgãos governamentais.

Chaves Pix

Como comentamos acima, uma das grandes vantagens do Pix é que, no lugar de enviar todos os dados bancários e o CPF no momento de realizar uma transferência, você pode informar apenas um dado: a chave Pix.

Essa chave é a informação que identifica quem vai receber os recursos. Ela pode ser o seu número de CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória, gerada automaticamente pelo Banco Central.

Cada conta de Pessoa Física pode ter até 5 chaves vinculadas a ela, tanto em contas individuais quanto em contas conjuntas. Para as contas Pessoa Jurídica, o usuário pode ter até 20 chaves cadastradas.

O cadastro das chaves é completamente gratuito, e é possível fazer a portabilidade ou excluir suas chaves de uma instituição financeira a qualquer momento.

E fique atento contra possíveis tentativas de golpes no mercado. Não existem, por exemplo, transações feitas somente para testar as chaves Pix. No Safra, os canais de cadastramento são por meio dos apps do Safra, do AgZero, do Safra Empresas ou do SafraPay.

Principais dúvidas 

Como toda novidade, é comum surgirem algumas perguntas a respeito do assunto. Por isso, respondemos abaixo algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao Pix. Confira:

  • O Pix fica disponível para todos os clientes no dia 16/11, mas é possível começar a cadastrar suas chaves a qualquer momento;
     
  • Apesar de trazer muitas vantagens, o Pix não é obrigatório. Você poderá continuar realizando TEDs e DOCs ou pagando com boletos, se preferir;
     
  • É possível associar chaves em todas as contas que você possui, porém, uma mesma chave só pode ser associada a uma única conta. Por exemplo, você pode cadastrar seu CPF no Banco A, o e-mail no Banco B e o número de celular no Banco C. Não é possível cadastrar o mesmo e-mail em duas contas distintas, por exemplo;
     
  • As chaves aleatórias são geradas automaticamente pelo BC no ato do cadastramento e os números nunca são os mesmos em mais de uma instituição.
     
  • As operações são instantâneas, por isso, confira os dados com atenção, uma vez que não é possível cancelar. Em caso de erro, entre em contato com o recebedor.

Se você ainda ficou com dúvidas, conheça a página especial do Safra sobre o Pix.