A Marfrig apresentou bons resultados no 1T22, superando nossas estimativas e as do consenso.

A sólida demanda por carne bovina contribuiu para sustentar os altos níveis de preços do produto e margens operacionais no trimestre, apesar da queda sequencial na lucratividade liderada pela sazonalidade tipicamente mais fraca.

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Na América do Sul, a retomada das exportações para a China contribuiu para o resultado global positivo do 1T22.

No futuro, não esperamos que as margens nos EUA permaneçam nos mesmos níveis atipicamente altos vistos em 2021, mas essa lucratividade deve permanecer acima dos níveis históricos.

Assim, temos um rating Compra para MRFG3 com preço-alvo de R$ 39 por ação, pois temos uma perspectiva positiva para a demanda robusta por carne bovina e oferta favorável de gado, combinada com uma valorização atrativa de 3,2x EV/EBITDA 2022.

Além disso, a Marfrig registrou receita líquida de R$ 22.341 milhões (+30% a/a e -7% t/t),em linha com as nossas projeções, impulsionada por um aumento de 22% no preço consolidado (em reais).

Na América do Norte, a receita líquida foi de R$ 15.882 milhões (+25% a/a e -11% t/t), representando 71% da receita consolidada. Os volumes atingiram 523 mil toneladas, 0,7% superior em relação ao trimestre anterior e +2,9% a/a com preços médios de +27% a/a e -6% t/t em dólares.

Os preços mais baixos sequencialmente são devidos à sazonalidade mais fraca do primeiro trimestre.

Enquanto isso, a divisão América do Sul atingiu R$ 6.458 milhões de receita líquida (+41% a/a e +7% t/t), explicado pelo maior volume de 345 mil toneladas (+1,4% t/t e 11% a/a) impulsionado pela retomada das exportações para a China e melhor preço médio (+6% t/t e 27% a/a).

A margem bruta atingiu 15,6% (+253bps a/a) em função da forte demanda por carne bovina nos mercados onde a Marfrig atua, o que permitiu compensar o aumento dos preços do gado.

A deterioração sequencial da margem é explicada pela sazonalidade tipicamente mais fraca do primeiro trimestre.

As despesas de SG&A ficaram em linha com nossas estimativas e estabilizaram no comparativo anual, levando a uma margem EBITDA ajustada 35bps superior às nossas estimativas (+239bps a/a), com um EBITDA ajustado de R$ 2.749 milhões, 61% superior ao mesmo período do ano anterior.

Por fim, o lucro líquido ajustado (excluindo variação cambial, marcação a maercadp e itens não recorrentes) foi de R$ 753 milhões, 3% superior ao ano anterior e 12% acima da nossa estimativa.

O lucro líquido reportado foi de R$ 109 milhões, impactado negativamente por um encargo de MTM de R$ 795 milhões devido ao desempenho negativo do preço das ações da BRF.

A Marfrig reportou um fluxo de caixa operacional de R$ 1.205 milhões no 1T22, vs. -R$ 215 milhões no 1T21.

O fluxo de caixa livre (FCF) atingiu -R$ 187 milhões, mas excluindo o investimento de R$ 418 milhões na Sol Cuisine, o FCF atingiu R$ 231 milhões (vs -R$ 1.010 milhões no 1T21).

A dívida líquida da empresa totalizou R$ 21.168 milhões (ND/EBITDA de 1,4x), vs. R$ 17.747 milhões no 1T21 (ND/EBITDA de 1,8x) e R$ 21.926 milhões no 4T21 (ND/EBITDA de 1,5x).

Vale a pena investir em MRFG3?

  1. A divisão de negócios nos EUA deve permanecer bastante lucrativa;
  2. Maior potencial de valorização pela consolidação da BRF;
  3. A reestruturação corporativa pode liberar mais valor no futuro.

Quais são os riscos ao investir em MRFG3?

  1. Redução significativa nas margens de carne bovina dos EUA pode ter um impacto negativo;
  2. Novo movimento agressivo de M&A pode ter impacto no fluxo de caixa e na alavancagem.

Sobre a MRFG3

A Marfrig (MRFG3) é uma das maiores empresas de carne bovina do mundo em capacidade e é uma líder mundial na produção de hambúrgueres. As atividades da Marfrig estão divididas em produção, processamento, industrialização e comercialização.

A empresa está focada na produção de alimentos de alto valor agregado à base de proteína animal e também possui um portfólio dedicado a outros opções como vegetais congelados, carneiros, peixes, proteínas vegetais e molhos.

Atende atacadistas, restaurantes e outros clientes por meio de 10 centros de distribuição, 21 unidades de produção e a empresa está presente em 100 países. 

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