Iniciado em agosto, um dos movimentos corporativos mais importantes no setor de tecnologia brasileiro enfim caminha para sua conclusão. Os acionistas da Linx (LINX3) aprovaram nesta terça-feira, 17, a venda da empresa para a Stone.

A consumação do negócio ainda depende do aval do Cade. Caso tenha autorização do órgão antitruste, as ações da Linx, empresa de programas de gestão para varejistas, deixarão de ser negociadas nas bolsas de São Paulo e de Nova York.

O time de análise da Safra Corretora espera que o julgamento no Cade ocorra até maio de 2021. Combinadas, as empresas devem ter uma receita próxima a R$ 6 bilhões no ano que vem, com Ebitda de R$ 3 bilhões, estimam nossos especialistas.

No mesmo dia da assembleia decisiva, a Stone elevou em R$ 268,6 milhões a parcela em dinheiro a ser paga na operação, de modo que o total em dinheiro foi de R$ 33,56 por ação da Linx.

Ficou inalterada a parcela a ser paga em ações da Stone, que valiam R$ 38,06 cada, com base no fechamento em Nova York e na cotação do dólar em 16 de novembro. Cada papel da Linx terá direito a pouco mais de 0,01 ação da Stone.

A proposta foi aprovada com quase 56% dos votos da assembleia, o que também encerrou as conversas com a Totvs. A oferta final da Stone totalizou R$ 6,7 bilhões, cerca de 13% a mais do que a oferta da Totvs.

Nossa equipe lembra que havia vantagens claras na proposta de Stone, como a solidez financeira da empresa, o que permitiu o aumento do lance, bem como a liberação da CVM ao voto dos acionistas fundadores, que desequilibrou a votação para o lado de Stone. A ausência da proposta da Totvs na assembleia também pode ter favorecido a decisão.

Incorporação deve gerar sinergias

Nossos analistas Silvio Doria e Luis Azevedo afirmam que a Stone deve se consolidar como uma plataforma completa para os lojistas, oferecendo serviços tanto na adquirência, quanto em softwares de gerenciamento, além de agregar serviços financeiros.

Eles preveem fortes sinergias para a Stone, pois a Linx reforçará sua área de pagamentos, fortalecendo sua estratégia de cross selling com uma marca forte. A Stone também agregará valor ao seu próprio negócio, com um sistema de gestão integrada de difícil penetração e com uma forte proposta de fidelização.

Nosso time elevou o preço-alvo de LINX3 para R$38,30, similar à oferta aprovada. A recomendação permanece neutra.