O Copom manteve no mês passado a Selic em 2% ao ano, em linha com a expectativa da maioria dos analistas. E a taxa básica de juros deverá continuar no menor nível da história ao longo de 2020 e 2021, segundo a previsão do time de Macroeconomia do Safra.

Nesse cenário, uma das opções para diversificar os investimentos em busca de retornos adicionais são os fundos de investimento imobiliário (FIIs). E quem deseja investir nessa classe pode contar com a referência da nossa Carteira Recomendada de FIIs, atualizada todo o mês pelo time de análise da Safra Corretora.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Inicie aqui sua jornada no mundo dos investimentos
> Safra Report: Como montar uma carteira de investimentos em outubro

Para este mês de outubro, nossos especialistas retiraram o fundo MGFF do portfólio sugerido, aumentando a exposição a RBR Alpha Multiestratégia (RBRF11) e a Vinci Shoppings (VISC11).

O fundo de fundos da RBR busca diversificar seus investimentos em quatro principais estratégias:

  • Quase metade da carteira é dedicada a imóveis prontos, majoritariamente abaixo do custo de reposição, com objetivo de capturar a valorização dos ativos;
     
  • Quase 20% são posições táticas, com foco em FIIs que invistem em ativos estabilizados e com dividendos constantes;
     
  • Cerca de 30% são investidos em CRIs, para geração de retornos esperados maiores que títulos públicos atrelados à inflação, com foco na qualidade das garantias e liquidez;
     
  • O restante é mantido em caixa, como títulos públicos ou fundos de renda fixa.

Já o fundo de shoppings da Vinci conta com uma exposição a 13 empreendimentos espalhados por SP, CE, RJ, MG, SC e PE. Nossa equipe destaca que o fundo dispõe também de cerca de R$ 300 milhões em aplicações financeiras, o que o coloca em situação confortável para enfrentar a crise.

Trata-se de um dos fundos de shoppings mais descontados em relação ao valor patrimonial, segundo nossos especialistas.

 
 

A Safra Corretora estima que os rendimentos pagos pela Carteira de FIIs em 2021 aos investidores deverão ficar em torno de 5,9%.

Nossa carteira apresentou valorização de 0,07% desde 04 de Setembro de 2020, contra uma alta de 0,67% do Ifix, índice de referência da classe, nesse mesmo período.

Entre os principais desempenhos do mês estiveram Vinci Logística (+6,65%), Vinci Offices (+6,53%) e Vinci Shoppings (+4,81%). Saiba aqui mais detalhes sobre a nossa Carteira Recomendada de FIIs.

Mercado imobiliário

Segundo a consultoria Cushman & Wakefield, em setembro, o mercado de escritórios premium em São Paulo seguiu em tendência positiva e registrou a segunda queda consecutiva na taxa de vacância.

O aluguel médio pedido também teve resultado positivo, chegando a R$101,57 por m² ao mês. A região de Pinheiro registrou o maior aumento, seguida pela região da Av. Paulista.

O Rio de Janeiro, por sua vez, apresentou o seu melhor resultado do ano no segmento, com absorção líquida de 7,3 mil m², principalmente devido à expressiva ocupação da região do Porto Maravilha por uma grande empresa de serviços financeiros.

Já no segmento de galpões, o mercado paulista de logística registrou um elevado número de novos imóveis pelo terceiro mês consecutivo em setembro, com cerca de 54,2 mil m² de área bruta locável, todas localizadas na região de Guarulhos.

No Rio, houve uma absorção líquida de 4,4 mil m² e, mais uma vez, apenas duas regiões registraram movimentação de inquilinos: Duque de Caxias e Avenida Brasil, com absorções de 5,5 mil m² e -1,1 mil m², respectivamente.

> Negocie diretamente ações, FIIs e ETFs: Abra uma conta digital no Safra