O mercado de ações segue em uma recuperação veloz, compensando parte das perdas provocadas pela pandemia. Em junho, nossa Carteira Recomendada de Ações registrou alta de 5,54%, terceiro mês consecutivo de ganhos. Os especialistas da Safra Corretora destacam a alta dos papéis de B3 (de 20,15% no mês passado), Hapvida (de 14,09%), Movida (de 13,36%) e Magazine Luiza (de 12,01%).

Para este mês de julho, nossos analistas decidiram retirar as ações de Lojas Renner e Movida e incluir de JSL e Rumo Logística. Desse modo, a exposição ao setor de consumo foi reduzida de 18% a 11%.

 
 

O maior peso no portfólio segue com o setor financeiro. Destaque para os papéis de Bradesco e Banco do Brasil, que, apesar do significativo aumento de provisões para fazer frente a um cenário mais desafiador, vêm sendo negociados a um preço atrativo em relação a seus fundamentos. Fora do segmento bancário, a B3 chama atenção pela sequência de fortes volumes de negociação em sua divisão de ações, o que, somado a uma estrutura de custos enxuta, deve garantir um crescimento de lucro de dois dígitos.

Já o papel com maior participação em nossa carteira continua sendo o preferencial da Petrobras. Nossos analistas entendem que, embora o contexto macroeconômico seja incerto, a empresa oferece um preço justo atrativo e suas ações vêm sendo negociadas com desconto em relação a pares globais. Além disso, a estatal vem adotando medidas de preservação de caixa como postergação de investimentos e medidas de ganho de eficiência, e não deixou de lado o plano de desinvestimentos que permite concentrar sua atuação no segmento de exploração.

Veja a seguir mais detalhes sobre as movimentações sugeridas para o mês de julho.

Exclusões

  • Lojas Renner (LREN3): Apesar de ter um histórico de execução muito assertivo, a companhia indicou que as vendas no e-commerce não cresceram como esperado. Com uma ainda gradual retomada de suas lojas e devido a proximidade da divulgação dos resultados do segundo trimestre, que devem vir relativamente piores que de seus competidores, a equipe da Safra Corretora optou por retirar Lojas Renner neste momento.
     
  • Movida (MOVI3): Nosso time ainda tem uma visão positiva para a empresa no médio e longo prazo, mas acredita que o resultado do segundo trimestre será negativamente impactado pelos efeitos da pandemia, que paralisou o turismo e os negócios no país, reduzindo fortemente a demanda pela locação de veículos, principalmente no segmento de varejo (RAC), que responde por cerca de 70% da receita de serviços.

Inclusões

  • Rumo Logística (RAIL3): A companhia possui elevada exposição ao agronegócio, que tem perspectivas positivas quanto ao volume de safra a ser produzido neste ano. Além disso, suas operações são consideradas essenciais e, portanto, a empresa será menos impactada pela pandemia. Acreditamos também que o resultado do 2T20 será positivamente impactado por efeitos sazonais, uma vez que parte do volume de grãos que estavam previstos para serem transportados no 1T20 foram postergados. Por fim, nossa equipe está otimista com a recente renovação da concessão da Malha Paulista. Ela traz perspectivas positivas para a companhia em função dos investimentos que serão realizados e devem gerar ganhos de eficiência, além do aumento da capacidade, essencial para o aumento do volume a ser transportado.
     
  • JSL (JSLG3): A companhia tem sido menos impactada pelos efeitos da pandemia, devido à atuação em operações que foram consideradas essenciais, e que se mantiveram ativas durante o período de distanciamento social. Apesar da exposição da companhia aos resultados da sua subsidiária Movida, que deverá sofrer mais no curto prazo, acreditamos que o resultado das suas outras subsidiárias (Vamos, CS Brasil e Logística) deve suavizar o efeito negativo no seu resultado de curto prazo. Além disso, acreditamos que a recuperação do mercado financeiro poderá motivar a retomada do IPO do grupo Vamos, que destrava valor para a JSL e teve influência positiva sobre as ações da companhia no início de 2020.