A resiliência da atividade econômica em diversos países tem levado vários bancos centrais a adotar uma postura austera. O impacto da elevação das taxas de juros sobre o consumo das famílias e o investimento das empresas tem, em parte, sido contrabalanceado por estímulos fiscais e pela utilização da poupança acumulada nos últimos anos.

No Brasil, o PIB surpreendeu positivamente mais uma vez ao crescer 0,9% no segundo trimestre ante o primeiro. Assim como no começo do ano, o destaque positivo foi o agronegócio. A produção agrícola tem se mostrado ainda mais robusta, o que, somada à forte expansão da extração de petróleo, levou a balança comercial acumulada em 12 meses para cerca de US$ 90 bilhões. Com essas novas informações, o Banco Safra passou a projetar um crescimento de PIB de 3,1% em 2023, e reiteramos nossa estimativa de expansão de 2,5% para 2024.

O aumento da capacidade de produção agrícola, a estabilidade da taxa de câmbio e o arrefecimento dos salários têm ajudado a desacelerar a inflação ao consumidor, que deverá passar de 5,0% neste ano para 3,3% no próximo. Assim, o Banco Central do Brasil (BCB) reduziu a taxa básica de juros para 12,75% a.a. no mês passado, e esperamos por cortes adicionais de 50 pontos-base por reunião, até a taxa Selic atingir 8,75% a.a. no fim do próximo ano.

A concretização desse cenário inclui a necessidade de um ajuste fiscal gradual nos próximos anos. Acreditamos que as medidas de arrecadação anunciadas pelo governo e um contingenciamento de despesas poderão levar o déficit primário para 0,5% do PIB em 2024.

Para o mês de outubro, retiramos Lojas Renner, Vamos e 3R Petroleum e incluímos Arezzo, Ecorodovias e Petrobras. Estamos retirando Lojas Renner para dar espaço para as ações da Arezzo, que após a queda recente abre uma oportunidade de entrada dado seu valuation atrativo e a perspectiva de continuidade dos bons resultados nos próximos trimestres, fruto da resiliência de seu posicionamento e de suas fortes marcas.

central top 10 acoes outubro.JPG

Estamos retirando Vamos por questões táticas e incluindo em seu lugar Ecorodovias, pois acreditamos que os reajustes tarifários mais fortes que o esperado e a incorporação de novas concessões devem continuar impulsionando os resultados da companhia.

Adicionalmente, estamos retirando 3R Petroleum para a inclusão de Petrobras. A demonstração recente da capacidade de reajuste nos preços dos combustíveis, a tendência mais positiva para os preços de petróleo e os processos de governança implementados no passado nos deixam mais confortáveis com o caso de investimentos da companhia.

Também, estamos elevando ligeiramente a exposição a Hapvida, BB Seguridade e Vale e reduzindo marginalmente a exposição a Itaú Unibanco. Com isso, estamos iniciando o mês de outubro com um beta de 1,03 (de 1,08 em setembro).

Confira a íntegra da análise da Carteira Top 10 de Ações do Safra para outubro.

Abra sua conta no Banco Safra