O mês de março foi marcado por perdas generalizadas nos mercados financeiros de todo o mundo. Na Bolsa, desde os ativos mais arrojados até os mais defensivos registraram perdas significativas. O índice de dividendos elaborado pela B3 (Idiv), por exemplo, registrou perdas de 25,6%. Nesse cenário, a carteira recomendada de dividendos elaborada pelo time de análise da nossa Corretora também acumulou fortes perdas, ainda que inferiores ao índice do mercado: 24,1%. O Ibovespa encerrou o mês em baixa de 29,8%.

No entanto, a expectativa é por recuperação nos preços ao longo do ano, ainda que o curto prazo possa ser marcado por incertezas. De acordo com a última atualização de cenário da nossa Corretora, o Ibovespa deve encerrar o ano aos 97 mil pontos. Atualmente, o índice está próximo dos 71 mil pontos.

O investimento em dividendos costuma ser indicado para investidores com perfil para aplicar em Bolsa, mas que buscam menos volatilidade e querem receber pagamentos periódicos de empresas sólidas. 

Atualmente, a carteira recomendada da nossa Corretora possui um dividend yield médio de 7,0%. Esse indicador mostra a relação entre os valores distribuídos aos investidores sobre o preço das ações na carteira. Como comparação, o título do Tesouro Direto indexado à inflação e vencimento em 2035 paga um rendimento de 4,44%. 

A carteira da nossa Corretora é atualizada todos os meses. Setorialmente, o portfólio está exposto atualmente a serviços financeiros, utilidades básicas, mineração e saúde. Para este mês, nossos analistas retiraram as ações de BR Distribuidora e incluíram as ações da Engie.

Confira, abaixo, a composição do portfólio e a justificativa de nossos analistas para as alterações

div abr.png

 

Inclusão na carteira

Engie (EGIE3)

A Engie foi incluída na carteira recomendada como parte da estratégia dos nossos analistas para mitigar riscos contra os impactos da Covid-19 na economia. A empresa atua nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica, contando com um portfólio bem diversificado que mitiga riscos.

No ano passado, a empresa adquiriu da Petrobras a transportadora de gás TAG, o que abre uma via de oportunidades no futuro. Além disso, Engie distribui bons dividendos recorrentemente, aumentando a atratividade das ações. A companhia costuma distrbuir os dividendos de quatro em quatro meses.

 

Exclusão na carteira

BR Distribuidora (BRDT3)

Nosso time retirou a BR Distribuidora por conta dos impactos da Covid-19, uma vez que o estabelecimento do “lockdown” deve afetar diretamente a demanda por combustíveis e outros produtos vendidos ao consumidor final.

Com isso em mente, nosso time optou por não expor o portfólio a esse tipo de risco nesse momento. Apesar disso, a empresa vem apresentando boas iniciativas na gestão após a primeira fase do desinvestimento da Petrobras.