O banco central de Nova York apresentou ontem um importante indicador sobre a atividade industrial na região. Conhecido como Empire State Manufacturing Index, o índice acelerou para 12,9 pontos em fevereiro, frente aos 4,8 pontos observados em janeiro, desconsiderando os efeitos sazonais. Segundo avaliação do nosso time de Macroeconomia, esse número surpreendeu o mercado, que esperava avanço para 5,0 pontos.

A maioria dos componentes contribuiu para a aceleração, a despeito de uma breve queda do componente de emprego. Ainda assim, nossos economistas destacam que os participantes da pesquisa mostraram-se otimistas com todos os componentes, uma vez que ficaram acima de 50 pontos.

Por fim, vale notar que o índice de atividade futura também avançou na margem, atribuindo uma boa perspectiva à produção industrial da região. Esse avanço foi protagonizado por "novas encomendas", que saltou de 53,3 pontos para 61,1 pontos.

Empire State Manufacturing Index

Essa é uma pesquisa mensal, conduzida pelo Fed de Nova York, que é uma das autoridades regionais do banco central norte-americano. Participam da pesquisa representantes da indústria manufatureira da região de Nova York.