Durante o final de semana, a Arábia Saudita reduziu os preços do petróleo exportado pelo país e anunciou que pode aumentar sua produção de combustíveis. Os anúncios vieram após a parceria entre a Opep e a Rússia se romper na última sexta-feira, quando os países não conseguiram chegar a um acordo sobre cortes na produção para tentar sustentar os preços do petróleo diante da desaceleração econômica causada pela epidemia de coronavírus.

Como resultado, houve nova significativa deterioração do mercado de ativos, com concomitante aumento da aversão ao risco.

O preço do barril de petróleo está caindo mais de 22% hoje e, em todo o globo, o mercado acionário registra perdas significativas. Nesse ambiente, a equipe de macroeconomia do Safra entende que aumentam as possibilidades de recessão nos EUA e de novos cortes na taxa de juros no país.

Mercado de trabalho americano

Enquanto isso, números que mostram leituras recentes da economia norte-americana seguem fortes. O relatório do mercado de trabalho referente a fevereiro reforçou a robustez do desempenho da economia americana, com adição de 273 mil postos de trabalho, enquanto a mediana de mercado esperava aumento de 175 mil vagas, com revisão líquida dos últimos dois meses de 85 mil postos.

A abertura da pesquisa também foi qualitativamente boa, com destaque para a aceleração da criação de vagas na indústria. A taxa de desemprego recuou na margem, de 3,6% para 3,5%, queda inesperada pelo mercado, que previa estabilidade. Vale destacar que essa melhora refletiu especificamente um aumento do número de ocupados. A taxa de participação, por sua vez, manteve-se estável entre janeiro e fevereiro, em 63,4%. Já a taxa de desemprego ampliada apresentou pequeno aumento na margem, de 6,9% para 7,0%.

Por fim, os rendimentos médios por hora subiram 3,0% em fevereiro, considerando a variação interanual, em linha com o esperado pelo mercado, desacelerando frente aos 3,1% verificados em janeiro. Essa dinâmica sinaliza que não deve haver pressão sobre a inflação por conta do mercado de trabalho. Importante notar que esse dado é retrovisor, ou seja, ainda não mostrou nenhuma reação ao coronavírus.