O choque recente nos preços do petróleo serviu de base para nosso time de Macroeconomia rever suas projeções para a inflação. Ao incorporar uma nova leitura no item "gasolina", nosso time decidiu revisar a projeção para o IPCA em 2020 de 3,3% para 3,0%

Nesta manhã, também foram divulgados dados de inflação para fevereiro. O IPCA exibiu alta de 0,25%, mostrou o IBGE nesta quarta-feira, 11. O resultado veio ligeiramente acima do esperado por nossa equipe de Macroeconomia e pelo mercado. O desvio de 0,1 ponto porcentual observado entre o projetado por nossos economistas e o verificado no IPCA foi bastante concentrado no subgrupo "Higiene pessoal" (0,09 ponto).

 

Desse modo, os núcleos da inflação subiram mais do que o esperado pela nossa equipe de Macroeconomia. Os núcleos são utilizados para minimizar o peso de itens de maior volatilidade no IPCA, permitindo avaliar a tendência da inflação sem as distorções provocadas por choques temporários.

A média dos núcleos no mês avançou 0,31%, frente a 0,22% esperado por nós. Assim, em doze meses avançou de 2,98% para 3,08%, mas deverá voltar ao patamar anterior já no próximo mês, segundo nossas projeções.

Nossa equipe assinala que os núcleos permaneceram dentro da faixa sazonal e que aqueles que excluem variações extremas (médias aparadas com e sem suavização) desaceleraram no mês.