A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira,12, revelou contração de 6,9% do volume do setor em março, na comparação mensal dessazonalizada, o que representou uma queda de 2,7% na comparação com março de 2019.

Ainda assim, no trimestre houve contração de 3,0% na margem, descontados os efeitos sazonais, muito abaixo do crescimento de 1,4% no trimestre anterior. Mas nosso time de Macroeconomia assinala que apenas parte da PMS é utilizada como indicador antecedente do PIB de serviços, e que tal seleção ajuda a explicar cerca de 24% do PIB total do país.

Sob essa ótica, destaque negativo para o desempenho dos serviços prestados às famílias, com queda de 31,2% em março e setor de transportes, com queda de 9% no mês. Até mesmo o setor de serviços de comunicação, que deve ser o menos atingido durante a pandemia, contraiu 1,1% no período.

Após a divulgação dos dados de serviço, a projeção do Safra de queda de 1,3% do PIB no primeiro trimestre de 2020 deve ser ainda mais reduzida, colocando viés de baixa em nossa projeção de -4,4% para o crescimento do ano.

ibge.png