Após mais um mês de forte recuperação para diversas classes de investimentos, apresentamos o Safra Report de agosto. Este é o material mensal elaborado pelos especialistas do Safra para trazer um olhar atualizado sobre a economia, os investimentos e a nossa visão para as carteiras de diferentes perfis de investidores.

Apresentamos, abaixo, um breve resumo dos conteúdos que estão disponíveis no relatório, que você pode ler na íntegra clicando aqui.

Cenário Econômico

A atividade econômica dá sinais de recuperação, e já em agosto o Copom reduziu a taxa Selic para 2% ao ano. Apesar de ter mantido a porta aberta para novos cortes, acreditamos que os juros serão mantidos neste patamar ao longo de 2020 e 2021. Enquanto isso, em julho, o dólar perdeu valor frente ao real em resposta à pandemia e às eleições nos EUA.

Estratégia de Investimentos

Mercados financeiros seguiram em recuperação em julho, com as bolsas no Brasil e no exterior no quarto mês de ganhos desde a crise iniciada em março. Apesar das incertezas ainda presentes no horizonte, a volatilidade diminuiu e as medidas de risco seguiram gradualmente recuando. O cenário inédito, no entanto, demanda que investidores continuem considerando alternativas de diversificação.

Alocação por perfil de investidor

Seguimos reafirmando a necessidade de reavaliação constante das carteiras de investimentos. As linhas gerais foram mantidas para agosto, mas, no atual ambiente de juros na mínima histórica e perspectivas positivas para a renda variável, promovemos ajustes finos: a parcela de Bolsa local ganha espaço na maioria dos perfis, dos conservadores aos dinâmicos.

  • Ultraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Carteira de investimento de perfil Ultraconservador.png

  • Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.Carteira de investimentos de perfil Conservador.png

  • Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Carteira de investimentos de perfil Moderado.png

  • Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Carteira de investimentos de perfil Dinâmico

Clique aqui para ler o Safra Report na íntegra, com as análises completas da economia e dos investimentos, bem como uma visão detalhada das alocações.