Os analistas da Safra Corretora iniciaram nesta semana a cobertura do setor farmacêutico brasileiro. A perspectiva é positiva para fabricantes e varejistas, e a preferência é pela exposição por meio das ações de Hypera (HYPE3) e Panvel (PNVL3).

Nossos especialistas também gostam do grupo RD (RADL3), que conta com a melhor varejista de medicamentos do Brasil, mas atribuem a ele uma recomendação neutra por conta do preço atual das ações, justo em relação aos fundamentos da empresa.

Entre os papéis, Hypera é o nome favorito, destacam os analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo. A empresa deverá acelerar o crescimento e voltar para o seu valuation histórico. A Hypera é uma das principais empresas farmacêuticas do Brasil, com uma longa história de fusões e aquisições. A expectativa é que as ações ganhem impulso, assim que incorporarem as recentes aquisições.

A HYPE3 é negociada a um múltiplo EV/EBITDA, que relaciona o valor da empresa ao resultado operacional dela, de 10,4 vezes, um desconto de 33% para o múltiplo de 16 vezes dos pares de farmacêuticas em mercados emergentes. Há espaço então para uma nova classificação à medida que o crescimento acelera. Desse modo, a recomendação de compra define o preço-alvo da ação em R$ 45,00.

Já a preferência de Panvel se justifica pelo preço convincente dos papéis, em relação aos fundamentos, bem como pelo aumento potencial de liquidez, fatores que podem ajudar a diminuir o hiato de valuation.

Tradicionalmente, as ações do grupo RD são negocias com um prêmio de valuation, dada sua execução superior, com margens mais altas e expansão mais rápida. A relação entre preço e lucro representada pelo múltiplo histórico P/L é de 24 vezes, enquanto a Panvel não possui uma boa referência de mercado, dada a falta de cobertura dos analistas no passado.

Embora o prêmio de RD seja amplamente garantido, a diferença poderá diminuir no futuro, pois a Panvel está se aproximando do mercado e pode contar com um evento de liquidez no futuro próximo. A recomendação de compra para PNVL3 tem preço-alvo de R$35,00.

Perspectiva para o setor farmacêutico

Os fatores de crescimento secular permanecem intactos, apesar do cenário macro, destacam nossos analistas. As vendas de produtos farmacêuticos devem ser resilientes em um tímido ambiente de vendas.

Dados demográficos positivos, com o envelhecimento da população e aumento da penetração com o crescimento de genéricos, são os principais fatores de crescimento secular no Brasil. O consultor farmacêutico global IQVA espera que o Brasil supere a China e a média das economias de farmacêuticas emergentes, um aumento de 8% no período 2019-2023.

A análise proprietária da Safra Corretora lança alguma luz sobre as preocupações com excesso de farmácias no Brasil, mostrando que ainda há espaço para crescimento, embora o fraco desempenho de algumas operações tradicionais de farmácia e alguns novos participantes sugiram que o mercado está amadurecendo para um novo ciclo de consolidação. A Extrafarma é a principal candidata a uma aquisição, enquanto o RD pode ser um consolidador.