Começar a investir nem sempre é uma tarefa simples, mas pode ser o primeiro passo para conquistar seus objetivos, realizar sonhos e garantir a valorização do seu patrimônio. Com alguns passos, as ferramentas certas e informação de qualidade, você pode iniciar já.

Para ajudar quem quer se tornar um investidor, nós reunimos as principais dicas dos nossos especialistas com expertise em investimentos pensando em praticidade, segurança e a melhor rentabilidade. Confira:

1. Defina seus objetivos 

Investir é pensar no futuro. Por isso, o primeiro passo para começar é definir objetivos. Quer comprar um imóvel? Ou fazer aquela viagem dos sonhos? São suas metas de curto, médio e longo prazo que vão indicar os melhores investimentos para o seu dinheiro. 

Pense no que deseja e em quanto tempo quer conquistar. Existem diversas opções de aplicações no mercado, que se adequam a diferentes objetivos. Para conhecer cada uma delas e começar a investir, é só abrir uma conta de investimentos sem custos e de forma segura, além de ser prático — tudo é feito no aplicativo.

2. Abra sua conta de investimentos

O Safra, que tem expertise em investimentos construída ao longo de mais de 175 anos, apresenta a sua conta digital de investimentos, pensada especialmente para investidores que buscam segurança e os melhores produtos do mercado. 

Nossa conta de investimentos dá acesso a produtos exclusivos a partir de 1.000 reais, sem taxa de manutenção ou custódia. O cliente Safra também conta com nossa assessoria de investimentos e recebe recomendações dos nossos especialistas.

Além disso, é prático e online. Desde a abertura da conta até o acompanhamento dos seus investimentos, você faz tudo pelo celular.

3. Descubra o seu perfil de investidor 

Outro ponto fundamental é conhecer seu perfil de investidor. Ele é definido pela sua tolerância a risco em investimentos, situação financeira, nível de conhecimento do mercado e objetivos. É a partir dele que você vai saber quais são os produtos mais indicados para construir seu patrimônio.

Existem investimentos disponíveis para todos os perfis de investidor, dos mais arrojados aos mais conservadores. No app da conta digital de investimentos do Safra, você encontra um teste que te ajuda a conhecer seu perfil e também permite que nossos analistas façam recomendações adequadas. 

4. Busque informações confiáveis

Informação de qualidade é fundamental para qualquer investidor embasar suas decisões. Além de contar com nossa assessoria de investimentos, nossos clientes acessam análises exclusivas sobre o que acontece de mais importante na economia. 

A Central de Conteúdo também traz conteúdos acessíveis para que você conheça e se aprofunde nos principais produtos de investimentos, sempre que sentir necessidade.

5. Diversifique seus investimentos e pense no longo prazo

Diversificar seus investimentos é uma forma de se proteger de riscos e maximizar seus rendimentos. A melhor forma de planejar uma carteira diversificada é conhecer seu perfil de investidor para identificar oportunidades.

O ideal é se planejar para que parte dos seus recursos componha uma reserva de segurança, que são recursos alocados em investimentos de menor risco para que você possa acessá-los diante de uma necessidade.

Mas não se esqueça de pensar no longo prazo, um horizonte fundamental para quem deseja construir um patrimônio. Parte dos seus recursos deve mirar prazos mais longos, com alocação em investimentos sólidos e que garantem segurança e rentabilidade.

Lembre-se: ao começar a investir, é importante já ter uma reserva de emergência, ou seja, um dinheiro reservado para manter as contas em dia por cerca de 6 meses em caso de imprevistos. 

Pronto: agora você está preparado para investir e construir seu patrimônio. Abra sua conta digital de investimentos e comece agora!