Open Finance é o novo sistema bancário que vai garantir mais autonomia para os usuários compartilharem seus dados financeiros com as instituições autorizadas pelo Banco Central. É a evolução do Open Banking, contemplando mais possibilidades de negócios e vantagens.

Antes do Open Finance, dificilmente bancos com os quais o cliente não tinha relacionamento teriam acesso aos seus dados, como histórico de transações e contratos de financiamento e empréstimos.

A partir de agora, o cliente pode compartilhar seus dados com outras instituições financeiras e de pagamento para ter a possibilidade de obter ofertas mais atrativas de produtos e serviços.

Confira a seguir as principais informações sobre Open Finance.

O que é Open Finance

Open Finance é o sistema que permite o compartilhamento de dados entre instituições bancárias e de pagamentos com o objetivo de oferecer produtos e serviços personalizados para os usuários.

No Open Finance, o cliente se torna responsável por seus dados e decide com qual instituição e por quanto tempo vai compartilhá-los.

O Banco Central é responsável pela fiscalização e coordenação desse processo. Caso uma das instituições não cumpra as regras, poderá ser multada ou descredenciada do Open Finance. 

A implementação começou com o Open Banking em fevereiro de 2021, gradualmente mais dados cadastrais e transacionais dos clientes foram disponibilizados para o compartilhamento. 

Produtos e serviços vão se tornando mais personalizados e acessíveis, mas o compartilhamento dos dados apenas acontece com o consentimento do cliente. 

Na terceira fase, os usuários poderão compartilhar e comparar ofertas de crédito nas instituições financeiras que tiver interesse, ganhando cada vez mais autonomia. 

A partir de outubro, todos os dados cadastrais e transacionais poderão ser compartilhados, chegando ao Open Finance de fato. A qualquer momento dados vão ser compartilhados entre as instituições, tornando as ofertas de produtos e serviços bancários ainda mais personalizados.

Como funciona o Open Finance

Compartilhar dados com instituições com as quais o usuário ainda não tem relacionamento é simples e todo o processo acontece virtualmente.

Imagine que que o cliente do Banco A gostaria de saber sobre as vantagens de um empréstimo no Banco B. 

Por causa do Open Finance, o cliente pode acessar a plataforma do Banco B e solicitar o compartilhamento. A partir disso, o Banco B vai entrar em contato com o Banco A solicitando os dados de seu cliente.

O compartilhamento de dados é feito por meio do consentimento ao solicitar o compartilhamento e o Banco B pode fazer uma oferta de empréstimo personalizada para o cliente.

Todo esse sistema está interligado no ambiente virtual. Tudo o que o usuário deve fazer é apenas autorizar o compartilhamento de seus dados com o banco de interesse, autorizar o compartilhamento e aguardar a proposta. 

Vantagens do Open Finance

Agora o usuário tem mais autonomia de seus dados e histórico financeiros para compartilhar ou não com as instituições autorizadas pelo Banco Central.

Dessa forma, o Open Finance incentiva a concorrência, já que essas instituições podem oferecer propostas personalizadas e cabe ao cliente escolher qual melhor se encaixa com o seu perfil.

Esse cenário é muito vantajoso, porque agora é possível que o usuário possar ter melhores condições em produtos quando o banco que teve acesso aos dados entende o perfil financeiro dele.

Até mesmo para quem tem dívidas, o Open Finance pode ser um aliado para mostrar um recorte maior e mais completo de seu histórico financeiro e facilitar a contratação de crédito.

Com o Banco Central acompanhando de perto esse compartilhamento, o Open Finance torna o sistema financeiro mais ágil e seguro para os consumidores. 

Ofertas personalizadas

Como as instituições bancárias e de pagamento podem acessar seus dados e conhecer seu histórico financeiro, elas podem oferecer ofertas mais assertivas para o seu perfil.

O usuário, que agora decide com quais instituições financeiras compartilhar seus dados, recebe ofertas de acordo com o seu histórico financeiro.  

Com o Open Finance, é possível comparar ofertas de produtos e serviços financeiros feitas a partir da análise de seus dados, o que viabiliza a contratação da melhor opção de acordo com seus objetivos.

Como é feito o compartilhamento de dados

O Open Finance é o sistema que permite o compartilhamento de dados e serviços por meio de APIs por parte das instituições autorizadas pelo Banco Central.

Uma API (Application Programming Interfaces) é a aplicação que permite os sistemas das instituições financeiras se conectarem e trocar todas as informações autorizadas.

A plataforma padroniza e torna compartilhável os dados cadastrais e transacionais dos clientes.

Saiba mais:
Acompanhe nossas análises no canal do Safra no Telegram 
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Todo esse tráfego de informações está protegido pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para que aconteça o compartilhamento dos dados do cliente, é necessário o seu consentimento, que tem validade máxima de 12 meses. Todas as etapas acontecem em ambiente virtual de maneira segura.

vantagens open banking.jpg