A forte queda dos juros no Brasil desafiou a maioria dos investidores nos últimos anos a explorar novas possibilidades de investimento para além da renda fixa.
Mas, embora a migração para ativos mais arriscados seja essencial na busca por ganhos acima da inflação, ela gerou leituras que podem acabar por expor excessivamente alguns investidores. No Safra, recomendamos que até os perfis mais dinâmicos mantenham ativos de renda fixa em seus portfólios.
A forte turbulência em 2020, por exemplo, explicitou a importância de se manter uma parcela da carteira alocada em produtos mais previsíveis. Se, por um lado, o potencial de retorno deles é mais limitado, por outro, a menor volatilidade permite ao investidor atravessar períodos de estresse e até mesmo aproveitar eventuais oportunidades.
Outra lição provocada pela pandemia é que até mesmo os ativos mais conservadores podem balançar um pouco. Por isso é fundamental conhecer as características de cada produto de renda fixa e entender como eles tendem a se comportar em diferentes cenários.
É para mostrar como o investidor pode se aproveitar dessa diversidade que a Central de Conteúdo do Safra apresenta o segundo e-book da série Primeiros Passos.
Assim, depois de ensinar alguns dos principais conceitos do mundo dos investimentos, apresentamos agora os produtos que podem formar a base do seu portfólio, aquela que tem capacidade de aguentar o mau tempo e da qual nem os mais experientes abrem mão.
Os investimentos de renda fixa mais populares no país, que você confere na tabela, foram contemplados em nosso novo e-book.
Com ele, você entenderá por que nem todo produto de renda fixa serve como reserva de liquidez, quais títulos são mais indicados para preservar o poder de compra no longo prazo, e como alguns títulos conseguem oferecer retornos – e riscos – superiores.
Baixe aqui gratuitamente e tenha uma boa leitura! E não deixe de nos acompanhar se quiser conferir os outros dois e-books que iremos divulgar ainda neste ano, sobre renda variável e sobre fundos imobiliários.