Desde o início de 2023, os investidores passaram a ter os seus investimentos marcados a mercado, isto é, caso queiram comprar e vender um ativo no dia, eles poderão ver o valor deste ativo no ato. Com a mudança, o investidor passa a ter mais clareza no valor diário destes investimentos, especialmente se quiser vender o título antes do vencimento.
Esta forma de visualização já era válida para títulos públicos do Tesouro Direto, fundos de investimento e ações, e agora também abrange títulos privados, debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).
Por meio de uma atualização da regra, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) passou a exigir em janeiro de 2023 que esses títulos tenham seu valor atualizado diariamente, oferecendo mais transparência e liberdade para o investidor.
No Safra, além da visualização obrigatória da Marcação a Mercado, os clientes veem também a Marcação na Curva, que era exibido antes da nova regra da Anbima. Com isso, os investidores contam com ainda mais transparência na visualização da variação dos preços de ativos.
Conheça o e-book gratuito do Safra sobre a nova marcação a mercado e entenda como ela pode impactar a forma como você investe:
Material gratuito
E-book gratuito sobre marcação a mercado | Central de Conteúdo Safra
Um e-book completo com informações detalhadas sobre o funcionamento da nova regulamentação e lista completa de ativos sujeitos à regra de marcação a mercado.
São informações úteis para ajudar a identificar, com o apoio de um gerente de investimentos, oportunidades relevantes neste mercado de renda fixa privada.
Além do e-book, você pode consultar mais artigos e conteúdos produzidos pelos especialistas Safra:
Artigos
Entenda o que é marcação a mercado e como funciona | O Especialista
Títulos privados de renda fixa passam a ter oscilação diária | O Especialista
Podcast
Marcação a Mercado e Renda Fixa | Segunda Eu Invisto
Vídeo explicativo
MARCAÇÃO A MERCADO: o que é e como afeta a renda fixa | Quem Sabe, Explica
Invista com o apoio de quem tem 180 anos de história no mercado financeiro.