Os COEs (Certificado de Operações Estruturadas) são investimentos emitidos por bancos que trazem a possibilidade de combinar ganhos da renda variável com a maior segurança da renda fixa.

Cada COE pode apresentar uma estrutura única, oferecendo diferentes tipos de risco e retorno ao investidor, além de diversificação e acesso ao mercado estrangeiro. O Imposto de Renda desse produto é retido na fonte usando a tabela regressiva e muitos apresentam a proteção total do capital.

Conhecendo as oportunidades do COE você poderá entender se esse produto é uma boa opção para o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Vantagens de investir em COE

Estão entre as principais vantagens de investir em COEs:

Diversificação

O COE é um produto que pode ser montado de diversas maneiras, de modo a formar uma classe que oferece inúmeras estratégias para os investidores.

Ele pode estar atrelado a ativos específicos, ou até combinações, explorando oportunidades em juros, câmbio, commodities, ações (inclusive com foco em temas de investimento ou região). Quem investe em COE pode ter acesso a ativos que não estão diponíveis para o público geral.

Previsibilidade

A diversificação permitida pelos COEs se dá com um grande trunfo para os investidores menos arrojados: muitos COEs contam com capital protegido, de modo que, caso os ativos tenham um comportamento desfavorável, o investidor pode receber de volta o dinheiro que foi aplicado.

Além disso, todos os COEs devem estabelecer de antemão as regras de rentabilidade. Com isso, os investidores conseguem prever os retornos em cada cenário.

Acesso ao exterior

O COE permite ao investidor acessar o mercado no exterior sem precisar de conta internacional ou enviar recursos para outro país. Além disso, toda a transação acontece usando o real. Por isso, investir em COEs com ativos estrangeiros pode ser uma opção eficaz de diversificação internacional.

Qual o risco de investir em COE?

Após a análise dos pontos positivos de investimento em COE, vamos aos pontos de atenção:

Sem garantia do FGC

O investimento em COE não está protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, caso a instituição financeira que emitiu o produto tenha problemas para honrar seus compromissos, existe o risco de não ser possível reaver o capital que foi garantido.

Os COEs que têm proteção fazem parte da modalidade Valor Nominal Protegido, e garantem o pagamento na data de vencimento do título.

Liquidez

Antes de investir em um COE, considere a baixa liquidez. Para ter os melhores resultados, é indicado deixar o capital aplicado até a data de vencimento.

Caso o investior queira antecipar o resgate, fica exposto às condições de mercado do momento, o que pode gerar resultados desfavoráveis.

Como investir em COE

Os COEs são títulos emitidos por um banco e podem ser ofertados também por corretoras de investimentos. Dessa maneira, para investir em COE é preciso ter conta em uma instituição financeira que distribui o produto.

Conheça o portfólio de COEs com a segurança que só um banco com 180 anos de história pode oferecer. Abra a sua conta e tenha nossos especialistas ao seu lado.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Inicie aqui sua jornada no mundo dos investimentos