Em uma semana mais curta por conta do feriado de segunda-feira, a agenda de indicadores econômicos no Brasil e no exterior também é mais leve.

Ainda assim, alguns números da economia devem ser acompanhados com atenção. Selecionamos, abaixo, os principais eventos da semana. E, para relembrar como foram os últimos dias no mercado financeiro, leia nosso resumo semanal.

Terça-feira: inflação nos EUA

Na manhã desta terça-feira, os EUA revelaram uma inflação de setembro sem surpresas: alta de 1,4% nos preços, na comparação com setembro de 2019, conforme medido pelo CPI (Consumer Price Index). Este era exatamente o valor esperado pelo consenso de mercado, e representa leve aceleração sobre o 1,3% apresentado em agosto.

Quarta-feira: atividade no setor de serviços

O IBGE divulga às 9h os números para o setor de serviços em agosto, que deve continuar apresentando melhora na passagem mensal, mas ainda deve permanecer distante dos números apresentados em 2019.

A projeção do nosso time de Macroeconomia é por um avanço de 1,2% em agosto sobre julho, mas retração de 10,5% na comparação com agosto de 2019.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Inicie aqui sua jornada no mundo dos investimentos
> Safra Report: Como montar uma carteira de investimentos em outubro
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em outubro

Quinta-feira: ‘prévia do PIB’

Às 9h, o Banco Central divulga o IBC-Br de agosto. Este é o índice de atividade econômica calculado pela autoridade monetária, e é mais conhecido como “prévia do PIB”, apesar de haver diferenças importantes de metodologia.

Nosso time de Macroeconomia projeta retração nos números tanto na passagem mensal quanto na anual: queda de 4,4% sobre os números de julho, e queda de 1,8% sobre agosto do ano passado.

Nos EUA, atenção também para o índice de manufatura de Filadélfia, que será divulgado às 9h30. O consenso do mercado espera que o índice retraia de 15 pontos em setembro para 14 pontos em outubro.

Sexta-feira: EUA e inflação no Brasil

Para encerrar a semana, os EUA divulgam uma série de indicadores no período da manhã: vendas no varejo e produção industrial de setembro, às 9h30 e 10h15, respectivamente, com o consenso de mercado projetando altas de 0,8% e 0,6% na passagem mensal. Em seguida, às 11h, é divulgada a confiança do consumidor medida pela Universidade de Michigan em outubro, com o consenso do mercado esperando leve crescimento de 80,4 pontos em setembro para 80,5 pontos neste mês.

No Brasil, a FGV divulga o IGP-10 de outubro às 8h. Este indicador tem ganhado uma repercussão maior recentemente por conta dos números elevados de inflação. Nosso time de Macroeconomia projeta aceleração dos preços de 17,03% na última leitura para 19,64%, na comparação anual. Para entender a diferença entre o IPCA e os IGPs, clique aqui.