A primeira semana de 2021 começa com uma agenda macroeconômica mais leve, mas ainda assim com leituras importantes que devem ser acompanhadas pelo mercado. 

Em destaque, estão os dados sobre o mercado de trabalho americano no fechamento de 2020. Conheceremos, ao longo da semana, números sobre criação de postos de trabalho no setor privado e de desemprego para dezembro.

Vale lembrar que, fora da agenda econômica, o destaque é a disputa por duas cadeiras no Senado americano. Caso leve a melhor na Geórgia na terça-feira, o Partido Democrata pode dominar as votações no Congresso.

No Brasil, o destaque deve ficar para a produção industrial de novembro, que será divulgada na sexta-feira.

Veja, abaixo, os principais eventos macroeconômicos para acompanhar na semana:

Domingo: Atividade industrial na China

A agenda macroeconômica da semana começa já no domingo, às 22h45, com o número de atividade industrial na China, em indicador conhecido como PMI e medido pelo Caixin. O dado é referente a dezembro, e o consenso do mercado projeta que seguirá estável em 54,9 pontos, mesmo nível de novembro. 

Segunda-feira: Relatório Focus

Às 8h25, o Banco Central divulga o Relatório Focus. Essa é uma pesquisa semanal com os principais agentes econômicos do mercado, atualizando a visão sobre as projeções de PIB, dólar, juros e inflação.

Terça-feira: Atividade industrial nos EUA

Às 12h, é a vez dos Estados Unidos anunciarem sua atividade industrial de dezembro, em indicador conhecido como ISM. O consenso de mercado projeta que o índice recuará de 57,5 pontos em novembro para 56,5 pontos. Leituras acima do patamar de 50, no entanto, indicam expansão da atividade.

Saiba mais:
Economia em 2021: Confira as projeções dos especialistas do Safra
21 leituras para 2021: O que saber na economia e nos investimentos
Veja 5 pregões que marcaram 2020 e as lições para os investidores

Às 22h45, o Caixin revela o PMI composto na China. Essa leitura mede, além da atividade industrial, também a de serviços.

Quarta-feira: Mercado de trabalho nos EUA 

Às 10h15, a ADP revela a variação dos postos de trabalho no setor privado americano. O consenso de mercado projeta que será anunciada uma criação líquida de 75 mil postos de trabalho em dezembro, desacelerando frente aos 307 mil de novembro.

Quinta-feira: Produção de veículos

Durante o dia, sem horário definido, a Anfavea deve revelar a produção de veículos em dezembro, em um importante sinal para a indústria brasileira. Em novembro, a produção foi de 238,2 mil veículos.

Sexta-feira: Relatório de emprego nos EUA

A primeira semana do ano termina com divulgações importantes. Os Estados Unidos publicam, às 10h30, o relatório de emprego para dezembro, também conhecido no mercado como payroll, trazendo informações como taxa de desemprego e rendimento médio por hora trabalhada. O consenso de mercado projeta que o desemprego avançará de 6,7% em novembro para 6,8% em dezembro.

Antes disso, às 9h, o IBGE revela a produção industrial de novembro. Nosso time de Macroeconomia projeta uma aceleração,com um crescimento de 2,4% na comparação com outubro e de 4,8% na comparação com novembro de 2019. Na última leitura, de outubro, o avanço havia sido de 1,1% na passagem mensal e de 0,3% na anual.