A agenda macroeconômica para os próximos dias segue movimentada, com as sinalizações locais para a atividade econômica, com dados no varejo e no setor de serviços, dividindo as atenções com importantes sinalizações internacionais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, teremos dado de inflação, discurso do presidente do banco central americano e números de confiança do consumidor. E a China deve roubar as atenções na noite de quinta-feira, com uma bateria de dados, incluindo o resultado do PIB no primeiro trimestre deste ano.   

Durante a semana, ainda sem data definida, devem ser revelados os dados de arrecadação federal em março e o relatório do Tesouro Nacional sobre a dívida pública, também para março.

Confira, abaixo, os principais indicadores na agenda econômica dos próximos dias.

Segunda-feira: Relatório Focus

Às 8h25, o Banco Central divulga o tradicional Relatório Focus, pesquisa semanal com agentes econômicos do mercado sobre as principais variáveis macroeconômicas, como PIB, inflação, juros e câmbio.

Terça-feira: Varejo no Brasil, inflação nos EUA

Às 9h, o IBGE divulga as vendas no varejo em fevereiro. Projetamos aumento de 1,5% na comparação com janeiro e queda de 2,3% sobre fevereiro de 2020.

Estes são os números no conceito restrito, mas o IBGE também divulga as vendas no conceito ampliado, que inclui segmentos como veículos e materiais de construção. Nesta leitura, as vendas devem subir 2,1% na comparação mensal e recuar 4,2% na comparação anual.

Às 9h30, os Estados Unidos revelam a inflação de março medida pelo índice de preços ao consumidor, o CPI, que deve mostrar alta de 2,6% na comparação anual. O banco central americano, no entanto, acompanha o núcleo do CPI, índice que exclui itens como alimentos e energia. Nesta leitura, a alta deve ser de 1,5%. 

Quarta-feira: Discurso de Jerome Powell

Às 13h, as atenções devem se voltar para um discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano.

Os investidores têm acompanhado de perto as declarações de Powell, em busca de sinalizações sobre o futuro da política monetária nos Estados Unidos.

Quinta-feira: Serviços no Brasil, PIB na China

Às 9h, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços para fevereiro. Projetamos crescimento de 2,6% sobre janeiro, mas queda de 2,7% sobre fevereiro de 2020.

Às 9h30, os Estados Unidos divulgam um indicador importante para o setor industrial, o Índice de Manufatura de Filadélfia para abril. O consenso de mercado projeta recuo de 51,8 pontos em março para 40,0 pontos neste mês.

No mesmo horário, conheceremos as vendas no varejo americano em março, com o consenso de mercado estimando crescimento de 5,1% sobre fevereiro.

Saiba mais:
Safra Report: Após primeiro trimestre volátil, veja onde investir em abril
Acompanhe nossas principais análises no canal do Safra no Telegram 
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Às 23h, uma bateria de dados na China. Serão divulgados os números de produção industrial, investimento fixo e vendas no varejo, todos referentes a março. O consenso do mercado é por crescimentos de 18%, 27% e 28% na comparação anual, respectivamente.

O destaque, no entanto, fica para o PIB chinês do primeiro trimestre. O consenso de mercado espera forte alta de 18,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando teve início a crise da covid-19.

Sexta-feira: Confiança nos EUA

Às 6h, são divulgados dados de inflação na zona do euro para abril. Medida pelo índice de preços ao consumidor, o CPI, a estimativa do consenso de mercado é de alta de 1,3% na comparação anual. Já o núcleo do CPI, que exclui preços de alimentos e energia, deve subir 0,9%, também de acordo com o consenso de mercado.

Às 9h30, conheceremos os dados de início de construção de novas residências nos Estados Unidos em março. O consenso de mercado prevê alta de 12,7% na comparação com fevereiro.

Às 11h, o destaque do dia fica por conta do índice de confiança do consumidor americano em abril, medido pela Universidade de Michigan. O consenso do mercado projeta alta de 84,9 pontos em março para 89,0 pontos neste mês.