Os mercados irão abrir pela última vez em 2020 na próxima quarta-feira, dia 30. Marcado pela pandemia de coronavírus, o ano terminará com uma agenda econômica relativamente tranquila.

Os destaques no país são dados de emprego, na terça-feira, e das contas públicas, no dia seguinte. Veja mais detalhes abaixo.

Terça-feira: Pnad Contínua e IGP-M

Às 8h, a FGV irá informar a variação em dezembro do IGP-M, índice conhecido por balizar o reajuste dos aluguéis.

A expectativa do time de Macroeconomia do Safra é por uma redução no ritmo de alta, com avanço de 1,49% ante novembro. Isso levaria o índice a acumular aumento de 23,8% em 2020.

Já o consenso de mercado prevê alta de 1,30% na passagem do mês, com 23,6% no ano.

Logo em seguida, às 9h, o IBGE revelará a taxa oficial de desemprego do país no trimestre até outubro. Nosso time espera que ela siga no nível de 14,6%, enquanto a expectativa mediana do mercado projeta avanço para 14,8%.

Quarta-feira: Contas públicas

O Tesouro Nacional irá apresentar na terça-feira os números do governo em novembro. Mas é apenas na quarta-feira, às 9h30, que saberemos o resultado primário do setor público consolidado no mês.

Veja também:
> Economia irá ‘carregar’ recente recuperação para 2021
> Preços aceleram em dezembro, indica prévia; veja variações no ano

Nossos especialistas esperam que, após o superávit de outubro, haja um déficit total de R$ 6,1 bilhões nas contas do Tesouro, Previdência, BC, Estados, municípios e empresas estatais (exceto Petrobras, Eletrobras e bancos públicos).