Depois que a indústria indicou o início de uma recuperação em maio, a expectativa é que haja relativa melhora também nos números do varejo e dos serviços que serão divulgados nesta semana. Confira a seguir a agenda com os principais indicadores.

Comércio e serviços em maio

Na quarta-feira, são aguardados os números do IBGE sobre o desempenho do comércio em maio. Nossa equipe de Macroeconomia espera que as vendas no varejo tenham voltado a crescer na comparação mensal, após despencar 17% em abril. O avanço estimado no conceito restrito é de  9,1%, e no ampliado  (que inclui materiais de construção e veículos) é de 9,5%.

O instituto ainda vai divulgar na sexta-feira o resultado dos serviços em maio. Mais afetado pelas medidas de distanciamento social, o volume do setor deve ter registrado novo recuo de dois dígitos na comparação com maio de 2019. Nossos especialistas preveem queda de 14,4% desta vez

Inflação em junho

Também na sexta-feira sai a leitura do IPCA para junho. O time de Macroeconomia do Safra projeta inflação de 0,31%, após dois meses de deflação. O acumulado em 12 meses deverá saltar assim de 1,88% para 2,19%.

Para esta semana é esperado ainda o resultado da produção de veículos em junho. A expectativa é que a associação de montadoras mostre novo avanço na margem, um sinal positivo, embora o setor ainda esteja longe de recuperar a parada nos meses anteriores.