Em uma semana que será mais curta, a quinta-feira promete ser o dia mais relevante da agenda econômica.

Aqui no Brasil, o IBGE irá informar a leitura do IPCA para o mês de agosto. O índice ganha importância com o recente aumento nas projeções para inflação brasileira, em meio ao reajuste no sistema de bandeiras das contas de luz.

Saiba mais:
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

No exterior, os investidores aguardam a decisão do Banco Central Europeu. Parte do mercado já prevê uma redução no ritmo de compra emergencial de ativos a partir desta reunião.

Os últimos dados na Zona do Euro apontam para uma firme atividade econômica, com inflação acima da meta, mas há divergências entre os dirigentes da instituição sobre a persistência desse quadro.

O evento tem um peso adicional, uma vez que os bancos centrais ao redor mundo passam por um momento de revisão das suas políticas estimulativas.

Segunda-feira: Feriado nos EUA

A semana deve começar com um volume de negócios mais reduzido, em consequência do Labor Day nos Estados Unidos.

No Brasil, os olhares se voltam para o Relatório Focus, o primeiro após a divulgação do PIB observado no 2º trimestre, que veio um pouco mais fraco do que o esperado.

Há dúvidas quanto ao ímpeto do crescimento do país, em um momento de inflação elevada, aumento de juros e crise hídrica.

Atenção ainda para o consenso sobre o IPCA, já que a Aneel aumentou a cobrança adicional sobre as contas de luz.

Terça-feira: Feriado no Brasil

Em razão do feriado de Independência do Brasil, a B3 estará fechada para negócios.

No exterior, o centro de pesquisa ZEW revela a leitura de setembro do seu indicador de percepção econômica na Alemanha.

A China, por sua vez, divulga o resultado da balança comercial em agosto. Ainda na Ásia, o destaque da noite é o PIB do Japão verificado no 2º trimestre.

Quarta-feira: Inflação na China

Nos Estados Unidos, o governo publica a pesquisa JOLTs de julho, que mede a escassez de mão de obra no país, a partir, por exemplo, da disponibilidade de empregos não preenchidos.

À noite, a China informa os dados de inflação ao consumidor e ao produtor em agosto.

Quinta-feira: IPCA em agosto

Principal número da semana, o IPCA será conhecido logo pela manhã. A previsão do Safra é de desaceleração para 0,62% em agosto. Em 12 meses, o índice deve chegar a 9,4%.

No exterior, o Banco Central Europeu anuncia sua decisão de política monetária. Com a prévia da inflação em 3% no último mês, os investidores estão atentos a uma possível redução de estímulos na Zona do Euro.

Sexta-feira: Varejo no Brasil

IBGE volta ao centro das atenções, anunciando pela manhã o desempenho do varejo em julho. A projeção do Safra é que o volume de vendas, na modalidade restrita, avance 0,8% ante junho e 6,0% ante julho de 2020.

Os destaques no exterior são o PIB do Reino Unido no mês de julho e a inflação ao produtor nos Estados Unidos.