A primeira semana de junho deve apresentar um volume de negócios mais moderado, uma vez que estão previstos feriados nos Estados Unidos, na segunda-feira, e no Brasil, na quinta-feira.

Ainda assim, a agenda econômica traz números de peso. Internamente, o principal é o PIB brasileiro registrado no 1º trimestre de 2021.

Em Brasília, o Congresso Nacional tem sessão marcada para a terça-feira para análise de diversos vetos presidenciais e projetos de lei. Um dia antes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de comissão do Senado.

No exterior, os destaques são os dados oficiais de emprego nos Estados Unidos, bem como uma bateria de PMIs relativos a algumas das maiores economias do mundo. Veja abaixo o que monitorar nos próximos dias.

Segunda-feira: Feriado nos EUA

O mercado americano não irá abrir no dia 31 de maio, em razão do Memorial Day, feriado nos Estados Unidos. A liquidez neste dia tende a ser mais reduzida.

À noite, sairá o PMI industrial da China calculado pelo Caixin. A expectativa do mercado é que a expansão do setor em maio siga no mesmo ritmo do mês anteiror.

No Senado brasileiro, a comissão da Covid-19 fará sua audiência pública mensal com representante do Ministério da Economia.

Terça-feira: PIB brasileiro

Às 9h, o IBGE irá revelar o PIB do Brasil registrado no 1º trimestre. Perto do consenso de mercado, esperamos crescimento de 0,7% ante o último trimestre de 2020, e estabilidade em relação ao 1º trimestre de 2020.

Um pouco mais tarde, saberemos o PMI industrial dos Estados Unidos calculado pelo ISM. Esperamos que o ritmo do setor tenha aumentado para 61,5 pontos em maio.

Às 15h, o Ministério da Economia informa o saldo comerical do Brasil em maio.

Saiba mais:
Acompanhe nossas principais análises no canal do Safra no Telegram 
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Na agenda corporativa, destaque para o balanço trimestral da Stone, empresa brasileira de pagamentos listada na Nasdaq.

Em Brasília, o Congresso Nacional tem sessão marcada para discutir vetos presidenciais, assim como projetos de lei, como o que restabelece cerca de R$ 20 bilhões ao Orçamento de 2021.

Quarta-feira: Produção industrial

Às 9h, o IBGE volta à cena para informar a produção industrial no Brasil em abril. Prevemos estabilidade na passagem mensal, o que deixaria o setor 37,1% acima do nível de abril de 2020.

Quinta-feira: Feriado no Brasil

Mercado fechado no Brasil em 3 de junho, por conta do feriado de Corpus Christi. O feriado foi antecipado em algumas cidades, inclusive São Paulo, mas a B3 decidiu não alterar seu calendário original.

Nos Estados Unidos, destaque para o relatório de emprego da ADP, um termômetro para os números oficiais. O consenso de mercado projeta criação de 675 mil vagas em maio.

Sexta-feira: Emprego nos EUA

Às 9h30, o governo americano divulga o payroll de maio. Esperamos uma criação de 900 mil vagas, acima do consenso de mercado (mais 650 mil postos). A taxa de desemprego deve cair para 5,9%, ainda segundo o consenso.

Esses dados são bastante aguardados, pois podem indicar o grau de aquecimento da economia americana, potencialmente influenciando as discussões de política monetária no Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Atenção ainda, no mesmo dia, para as vendas no varejo registradas na zona euro em abril.