A semana que se inicia está repleta de dados econômicos importantes tanto no Brasil, quanto no exterior. Por aqui, o IBGE irá informar o resultado dos serviços em maio. No mesmo dia, iremos acompanhar a variação do índice CPI, que mede a inflação ao consumidor nos Estados Unidos.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Também estão previstos o PIB da China observado no segundo trimestre, bem como discursos do presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell.

Vale destacar que o calendário corporativo irá ganhar força no mercado americano, com a divulgação dos balanços de gigantes como JPMorgan, PepsiCo e UnitedHealth.

Terça-feira: Inflação nos EUA

Sem grandes destaques na segunda-feira, na terça-feira será conhecida nos Estados Unidos a variação do CPI em junho. Esperamos que o índice de inflação ao consumidor avance 4,8% em 12 meses.

O comportamento dos preços vem sendo acompanhado de perto por lá, por conta dos estímulos fiscais e monetários injetados no país desde a pandemia.

Aqui no Brasil, o destaque é o resultado dos serviços em maio. Projetamos alta de 1,3% ante abril, o que deixaria o setor 22,9% acima do nível de maio de 2020.

Conforme a vacinação caminha, deve haver uma migração do consumo de bens para serviços no país.

Atenção ainda para os números da balança comercial da China em junho. E no calendário corporativo, teremos balanços do JPMorgan, PepsiCo e Goldman Sachs.

Quarta-feira: PIB da China

Os investidores irão acompanhar a divulgação da produção industrial verificada no Japão e na Zona do Euro em maio.

Além disso, teremos dados de inflação no Reino Unido e também nos EUA (desta vez de preços ao produtor).

Atenção ainda para as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No Brasil, iremos acompanhar o IBC-Br de maio. O índice do Banco Central é uma aproximação do PIB nacional em base mensal. Esperamos alta de 1,3% ante abril.

E ao final do dia, será conhecido o PIB da China observado no 2º trimestre de 2021. A mediana das projeções é de desaceleração para uma alta anual de 8%.

Quanto aos resultados das empresas americanas, destaque para Bank of America, Wells Fargo, Citigroup e BlackRock.

Quinta-feira: Indústria nos EUA

Os investidores repercutem logo cedo os novos números de emprego no Reino Unido.

Atenção ainda para a produção industrial verificada nos EUA em junho. O consenso de mercado prevê alta de 0,6% ante maio.

Além disso, o presidente do Fed tem mais um dia de discurso no Congresso americano.

UnitedHealth e Morgan Stanley irão reportar seus balanços trimestrais.

Sexta-feira: Varejo nos EUA

Repercutem no início do dia os dados de inflação na Zona do Euro em junho, bem como a decisão de política monetária do Banco do Japão.

Destaque em seguida para as vendas no varejo dos EUA. O consenso de mercado prevê queda de 0,5% na passagem de maio para junho.