A semana será marcado por atividades do Banco Central. Já nesta segunda-feira, foi publicada a ata do Copom (a divulgação foi antecipada, uma vez que ela estava programada, originalmente, para terça-feira).

A ata foi seguida por uma coletiva de imprensa do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, que anunciou medidas contra os efeitos do coronavírus no sistema financeiro.

O BC vai divulgar ainda nesta semana números sobre o balanço de pagamentos, o relatório trimestral de inflação e o IBC-Br de janeiro, considerado pelo mercado como uma prévia do PIB. 

Veja abaixo o calendário com os principais eventos da semana. Vale lembrar que, nas últimas semanas, também tem sido comum o anúncio de reuniões extraordinárias para combater os impactos econômicos do coronavírus.

Varejo e Serviços
Na terça-feira, 24, o IBGE divulga os resultados do varejo no mês de janeiro. Na comparação com o mês anterior, nosso time de Macroeconomia espera um recuo de 0,2% do varejo ampliado (que inclui comércio de automóveis e materiais de construção). 

Já o mercado espera uma queda mais acentuada do indicador, prevendo baixa de 1,1%. Em dezembro, o varejo ampliado havia recuado 0,8% ante o mês anterior.

No dia seguinte, o IBGE revela os dados da Pesquisa Mensal de Serviços. O consenso de mercado espera um avanço de 1,8% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Banco Central
O Banco Central divulga na quarta-feira os dados sobre Investimento Direto no País (IDP) e Transações Correntes.

Já na quinta-feira, o BC entrega seu Relatório de Inflação relativo ao primeiro trimestre de 2020.

Por último, a autoridade monetária divulga o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) na sexta-feira. O índice é considerado por diversos participantes do mercado como uma prévia do PIB. Para o nosso time de Macroeconomia, o IBC-Br deve mostrar crescimento de 0,3% em janeiro ante dezembro.

Internacional
No exterior, o Banco da Inglaterra define na quinta-feira a taxa de juros no Reino Unido, hoje em 0,10%. O banco central inglês já realizou duas reuniões extraordinárias neste mês para cortar juros e anunciar medidas de injeção de liquidez na economia. Com isso, o mercado não acredita que a taxa de juros será alterada na reunião desta semana.

Nos Estados Unidos, será divulgada mais uma revisão para os números do PIB no último trimestre de 2019. Até o momento, as duas leituras iniciais mostraram crescimento de 2,1% da economia, em taxa anualizada.

Ainda sobre a economia americana, na sexta-feira será divulgado o índice de inflação PCE. Este é o principal dado de preços que é levado em consideração nas decisões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).