Depois de uma forte queda nos mercados globais na terça-feira, a última sessão trouxe um pouco de alívio para os investidores.

Aqui no Brasil, o Ibovespa seguiu o movimento dos índices Dow Jones e S&P500 e terminou a quarta-feira em leve alta com os investidores reagindo positivamente a divulgação indicadores locais.

Ontem foi divulgado o IGP-M. O indicador teve queda 0,64% em setembro na comparação mensal, número abaixo do esperado por nós e pelo mercado O resultado mostra uma desaceleração em relação ao resultado positivo de 0,66% registrado em agosto. Com esse resultado, o IGP-M acumula alta de 16,00% no ano.

Outro dado divulgado ontem e que teve boa recepção do mercado foi o Caged. O indicador que mostra a criação de postos de trabalho, teve resultado de 372 mil novas vagas em agosto, número que também veio acima do esperado por nós e pelo mercado.

Por fim, o Banco Central divulgou o resultado primário do setor público consolidado referente a agosto, com superávit de R$16,7 bilhões, valor bem superior à mediana de mercado, que sugeria um déficit de R$ 6,2 bilhões.

O Ibovespa também foi impulsionado pela alta nas ações das empresas blue chips como Vale e Petrobras. A mineradora brasileira segue a recuperação do preço do minério de ferro após uma forte queda de 6% na terça-feira.

Já a Petrobras, sobe com o mercado acreditando que a empresa não irá sofrer interferência do governo no curto prazo, após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sinalizar que deve tentar reduzir impostos como o ICMS para resolver o problema da alta nos preços dos combustíveis.

O dia de hoje promete ser bastante movimentado com a divulgação de importantes indicadores locais e externos.

Aqui no Brasil, o Banco Central irá divulgar o seu Relatório de Inflação referente ao 3º trimestre, com detalhes sobre as projeções da instituição.

Destaque ainda para o resultado primário do governo central, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. A previsão do mercado é de déficit em agosto.

E atenção para os dados da Pnad Contínua. O Safra espera que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho caia para 14,0%.

Lá fora, destaque para a taxa de desemprego verificada na Zona do Euro em agosto. Também teremos as novas estimativas do PIB do Reino Unido e dos Estados Unidos no 2º trimestre de 2021. E os investidores monitoram os dados semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos.