Assim como fez Wall Street ao adotar a estátua do Charging Bull, o economista Lucas Sucena usou a metáfora de um mercado próspero para inspirar suas atividades: tomou a palavra turca para ‘touro’ e batizou seu escritório de investimentos de Öküs Capital.

Com sede em Poços de Caldas, na fronteira de Minas Gerais com São Paulo, a empresa foi fundada em 2015 e se credenciou neste ano ao Safra Invest, segmento do Banco Safra para assessoria de investimentos.

O estilo do interior se traduz no relacionamento com os clientes. O foco dos 19 profissionais do escritório, diz Sucena, é buscar o retorno de quem eles atendem em primeiro lugar. Os ganhos da empresa são uma consequência, explica.

“Nosso cliente não é só um número de conta”, afirma. “Atendemos poucos para saber o nome de cada um, quais os objetivos e perfil, qual a rentabilidade esperada e sempre cuidando de prestar contas.”

Para isso, ele destaca a importância do alinhamento de interesses, em que a pressão seja por um trabalho bem feito, e não por retornos imediatos em cima dos investidores. “É como se o dinheiro fosse meu; para ganharmos dinheiro, o cliente tem que ganhar também.”

Lucas Sucena afirma que a valorização da diligência e da seriedade nos negócios é um dos fatores que levaram o Öküs Capital a se credenciar ao Safra Invest. “A tradição do Safra é a de uma instituição que preza pela solidez no longo prazo. Não se trata de buscar lucro em poucos dias, custe o que custar, mas sim de buscar o melhor para o cliente levando o tempo que for necessário para isso.”

Por isso, a alusão otimista ao bull market do nome do escritório se combina a um trabalho educativo que ele julga fundamental para alertar sobre os riscos envolvidos nos investimentos. Essa atuação ajudou muito durante o período de fortes oscilações provocadas pela pandemia, diz.

“Às vezes somos mais conservadores do que nossos clientes, mostrando sempre a parte potencialmente negativa”, conta. “Quando nos pedem aplicações em Bolsa, perguntamos: e quando cair, como você vai se comportar?”

Outro ponto importante para atravessar o período difícil foi a atenção dedicada para explicar o momento. “Alguns profissionais somem nessas horas difíceis, mas aqui estamos próximos na alegria e na tristeza”, afirma. “Houve cliente que se apavorou e queria resgatar tudo no pior momento; aconselhamos a esperar e hoje ele nos agradece por não ter feito.”