O comércio varejista cresceu 3,4% de julho para agosto, na comparação com ajuste sazonal, informou o IBGE nesta quinta-feira, 08. Foi a quarta alta mensal seguida, após o tombo em abril. O avanço no volume de vendas veio acima do esperado pelo consenso de mercado e pela equipe de Macroeconomia do Safra (3,0% e 2,9%, respectivamente).

Já na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 6,1%, terceira variação  positiva consecutiva nessa base de comparação. Segundo o instituto, o resultado colocou o setor no maior patamar de vendas desde 2000.

Na avaliação de nossos especialistas, os dados confirmam a perspectiva para as vendas varejistas no país, que devem seguir em trajetória de crescimento pelo restante de 2020.

Entre as categorias, nosso time destaca o crescimento de ‘Vestuário’, que está em fase de franca recuperação e cresceu 30,5% no mês, maior alta entre todos os componentes, embora ainda permaneça 6,6% abaixo do nível de agosto de 2019.

Já em ‘Supermercados’ e ‘Farmácias’, que pouco sofreram com as medidas de distanciamento social, houve uma desaceleração na margem, embora ambas tenham registrado alto na comparação interanual.