O IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Comércio referente ao mês de maio, cujos dados surpreenderam positivamente, com as vendas no comércio varejista tanto no conceito restrito quanto no ampliado, que contempla também as vendas de materiais de construção, veículos, partes e peças automotivas, apresentando forte recuperação em relação ao mês de abril mês, o pior momento para a atividade econômica brasileira durante a crise do Covid-19.

Nossa equipe de Macroeconomia lembra que o nível das vendas varejista no país segue bastante baixo. Segundo o IBGE, as vendas do varejo restrito cresceram 13,9% na comparação com abril após ajuste sazonal, acima da projeção do Safra (9,1%) e também da mediana das projeções do mercado (5,9%).

Em relação a maio de 2019, o índice contraiu 7,2% evidenciando o nível ainda baixo do comércio. Ainda, no que tange a dinâmica trimestral, as vendas do varejo restrito contraíram 9,6% no trimestre findado em maio na séria ajustada sazonalmente. De fato, todas as categorias registraram aumento das vendas além do esperando.

Nosso time destaca a forte recuperação de “Vestuários” e “Móveis e Eletrodomésticos” que cresceram 100,6% e 47,5% frente a abril, respectivamente, após ajuste sazonal. Essas categorias estão entre as mais sensíveis às políticas de distanciamento social adotadas no combate a pandemia.

Portanto, na esteira do avanço do processo de flexibilização das medidas em maio, as categorias apresentaram forte crescimento na margem, apesar de seguirem em níveis baixos.

Já o varejo ampliado cresceu em maio 19,6% frente a abril após ajuste sazonal, também acima de nossa projeção (9,5%) e da mediana das expectativas do mercado (7,7%). Na comparação com o mesmo mês de 2019 a queda foi de 14,9% e no trimestre findado em maio contração de 19,0% (após ajuste sazonal).

Ambas as categorias, “Materiais de construção” e “Veículos, partes e peças”, tiveram forte aumento nas vendas em maio frente a abril auxiliadas pela baixa base de comparação das categorias, com crescimento de 22,2% e 51,7%, respectivamente, após ajuste sazonal.