Comentamos desde o início da semana sobre a importância de acompanhar os dados de emprego nos Estados Unidos. Divulgado nesta manhã pelo Departamento de Trabalho, o relatório de emprego, conhecido entre os investidores por payroll, mostrou a criação de 4,8 milhões de postos de trabalho em junho. Esse número surpreendeu a mediana das projeções de mercado, que apontavam para uma criação mais tímida, de 3,0 milhões de postos.

Em relatório, nosso time de Macroeconomia avaliou que o dado foi bastante positivo, “sinalizando que podemos estar iniciando de fato a recuperação da economia americana”.

Os números publicados nesta manhã também indicam que a taxa de desemprego recuou de 13,3% em maio para 11,1% em junho. Esta também foi uma surpresa positiva, uma vez que a expectativa do mercado era por um recuo para 12,3%.

Seguro-desemprego

Outro indicador importante para acompanhar o mercado de trabalho americano são os números de seguro-desemprego, divulgados semanalmente.

Nesta manhã também tivemos uma atualização deste indicador. Na semana encerrada em 26 de junho, os pedidos de seguro-desemprego somaram 1,4 milhão, representando um recuo sobre o 1,5 milhão da semana anterior, mas em linha com as expectativas do mercado.

Dessa forma, a média móvel considerando um período de quatro semanas retraiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão.