O mercado financeiro traz rápidas mudanças nos preços, que acompanhamos todos os dias. No entanto, é importante não perder de vista o olhar para as tendências de longo prazo. Neste horizonte de tempo, os preços dos ativos costumam se ajustar de modo mais gradual, mas com grandes impactos.

Na última década, por exemplo, observamos a ascensão das empresas de tecnologia para um papel de protagonismo nas economias. E recentemente, temos acompanhado outra discussão ganhar cada vez mais relevância entre a sociedade, as empresas e os investidores: a do investimento de impacto, que trouxe ao centro do noticiário o termo ESG (Environmental, Social and Governance).

O tema não é novo. Ainda em 1999, a Dow Jones lançava seu primeiro índice de sustentabilidade. Ficaram conhecidos no mercado como investimentos verdes, ou investimentos éticos.

Desde então, a conscientização em torno do assunto vem conquistando terreno. E o engajamento de toda a sociedade começa a ganhar um novo patamar de relevância nos últimos anos.

Em 2019, por exemplo, o Fórum Econômico Mundial elegeu três riscos ambientais — eventos climáticos extremos, falha em mitigar as mudanças climáticas e desastres naturais — entre os cinco maiores riscos do momento, classificados por probabilidade de ocorrer.

No mesmo ano, Greta Thunberg, a adolescente sueca que ganhou notoriedade com seu emocionado discurso em defesa da emergência de políticas sustentáveis, estampou a tradicional capa da Times como a pessoa do ano em 2019, quando também foi indicada ao Prêmio Nobel de Paz.

Em um movimento mais amplo, os consumidores estão adotando novos hábitos, assim como investidores e líderes empresariais se tornam cada vez mais agentes de transformação em direção ao capitalismo responsável. O resultado é um forte crescimento no interesse pelo termo ESG em todo o mundo.

glg asg.png

 

Safra Impacto ASG

 

Cada vez mais se torna claro que é preciso uma atuação conjunta entre sociedade, governos e empresas. É com esta premissa que lançamos o fundo de investimento Safra Impacto ASG. Clique aqui e conheça a página especial do fundo. 

Este é um produto que busca gerar retornos para seus cotistas, como todo veículo de investimento. O Safra Impacto ASG é um fundo de renda variável, com o objetivo de superar os retornos do Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa.

No entanto, mais do que buscar auxiliar no desenvolvimento do patrimônio de nossos cotistas, o fundo é, também, um investimento em empresas com políticas sustentáveis, buscando gerar reflexos positivos para a sociedade.

A carteira é composta apenas por empresas que atendam aos requisitos ASG, que é a tradução de ESG para o português, representando pilares ambientais, sociais e de governança na análise dos investimentos.

Você pode conhecer em detalhes as regras no regulamento do fundo, ou consultar as principais informações de forma simplificada na lâmina de informações essenciais

Conheça, também, um pouco mais sobre o fundo na série Visão de Especialista.

> Invista com impacto no mundo. Abra sua conta no Safra e conheça o Safra Impacto ASG.

Mas, afinal, o que é ASG?

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) foi cunhado pela primeira vez em 2004, quando o então secretário-geral da ONU Kofi Annan escreveu para 50 instituições financeiras, convidando elas para participarem desse processo de transformação. A sigla ASG é a tradução do termo ESG para o português, que representa três grandes campos de atuação sustentáveis.

A questão ambiental é um dos pilares mais conhecidos pela sociedade. Mas, como o próprio termo sugere, não é o único critério a ser considerado em um investimento ASG. Boas práticas no âmbito social e de governança são igualmente importantes.

imagemasg_materiacentral _1_ _1_.png

Entenda um pouco mais sobre cada um deles:

  • Fatores ambientais: neste pilar estão contemplados itens como impactos nas mudanças climáticas, como uma avaliação da pegada de carbono dos produtos e das emissões de CO2 das empresas; a gestão dos recursos naturais; políticas em relação a poluição e desperdício; e se há iniciativas para promover oportunidades ambientalmente sustentáveis. 
     
  • Fatores sociais: são considerados itens relacionados ao capital humano, à responsabilidade da companhia com seus produtos, a uma influência positiva dos acionistas, e a práticas justas com a cadeia de fornecedores e de funcionários, entre outros.
     
  • Fatores de governança: neste pilar entram diversos fatores de governança corporativa de modo a analisar o dono do negócio, a diretoria, o conselho de administração, políticas de compensação, ética empresarial, entre outros itens.

Como é um investimento ASG

Investimentos tradicionais são regidos, de modo simplificado, por três grandes fatores: segurança, retorno e liquidez.

Uma decisão de investimento sempre leva em conta essas três características, que se complementam no processo de construção de uma carteira diversificada. Fatores ambientais, sociais e de governança também se juntam a essa análise.

Deste modo, além dos fatores tradicionais de investimentos, um processo de investimento ASG contempla os seguintes passos:

  • Definição do universo: exclusão de empresas com atividades controversas e análise de sustentabilidade, tanto em relação à empresa quanto em relação à indústria na qual está inserida;
     
  • Análise de investimento: identificar oportunidades com tendências de transformação no longo prazo e empresas com boas práticas de ASG;
     
  • Construção de portfólio: revisão dos riscos ASG dos portfólios e dos nomes individuais que compõem a carteira;
     
  • Monitoramento constante: acompanhamento do portfólio a todo momento.

Visão de longo prazo

A marca Safra tem entre seus pilares a perenidade dos negócios. O nome Safra está atrelado ao segmento financeiro há mais de 175 anos, com presença em dezenas de países e passando pelos mais diferentes ciclos econômicos e sociais.

Acreditamos que a visão de longo prazo é essencial para o sucesso econômico de qualquer empreendimento. Por isso, nossos investimentos também priorizam a perenidade. É, assim, uma das premissas que os nossos gestores seguem para os fundos de investimento.

Deste modo, buscamos promover um impacto positivo na sociedade, ao mesmo tempo em que identificamos oportunidades de negócios de sucesso.

O Grupo Safra possui mais de R$ 1 trilhão de recursos de terceiros sob gestão ao redor do mundo, conforme valores agregados de suas unidades. Com décadas de história, nossa gestora possui uma grade completa de produtos.

Invista consciente. Abra sua conta no Safra e Invista com o Safra Impacto ASG

Selo-Autorregula-Colorido-01.pngAVISOS: LEIA O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, A LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS, SE HOUVER, E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. O INVESTIMENTO EM FUNDOS NÃO É GARANTIDO PELO ADMINISTRADOR, PELO GESTOR, POR QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU PELO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. SAFRA IMPACTO ASG FIC FI AÇÕES, CNPJ: 37.093.816/0001-17. ADMINISTRADOR: SAFRA SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO FIDUCIÁRIA LTDA, CNPJ: 06.947.853/0001.11. GESTOR: BANCO J. SAFRA S.A., CNPJ: 03.017.677/0001-20. SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO: a. Comissão de Valores Mobiliários – CVM. b. Serviço de Atendimento ao Cidadão em www.cvm.gov.br.  Para mais informações procure um gerente Safra ou acesse o site: www.safraasset.com.br. Central de Atendimento Safra: 0300 105 1234,  de 2ª a 6ª feira, das 9 às 19h, exceto feriados. Atendimento aos portadores de necessidades especiais, auditivas e fala / SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor/Proteção de Dados: 0800 772 5755, atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ouvidoria – caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito (a): 0800 770 1236, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h30, exceto feriados. Email: safra.asset@safra.com.br.