O IRB Brasil RE  realizou seu primeiro Investor Day com sua nova administração para discutir a estratégia de crescimento da empresa e as perspectivas de mercado. Estiveram presentes Marcos Falcão (novo CEO), Rodrigo Botti (CFO) e sua equipe. Os destaques são:  

Um reinício

Após um hiato de quatro anos, o IRB realizou o Investor Day no Rio de Janeiro, com a presença da maioria de seus principais diretores, encabeçados pelo CEO Marcos Falcão.

No geral, acreditamos que o evento enviou uma mensagem positiva ao mercado, pois a empresa deixa a reviravolta para trás e começa a olhar para o seu futuro.  

O futuro permanece local e o crescimento poderá ser retomado no próximo ano. A empresa reiterou o foco no mercado local, com a meta de atingir 80% do seu mix proveniente das operações brasileiras (atualmente em 70%) e com maior foco na rentabilidade do que no passado.

Os ajustes realizados nas operações antigas, especialmente na carteira internacional, ainda devem pesar nos resultados deste ano, mas esse efeito deverá terminar até o final do ano. Como resultado, 2024 poderá ser um ano para o IRB retomar o crescimento.

No entanto, a médio e longo prazo, ainda não temos visibilidade sobre o nível de prémios e ROE que a empresa deve atingir.  Busca por rentabilidade.

A administração expressou sua busca pela lucratividade. O IRB vem mudando sua estratégia de preços nos últimos trimestres, com o objetivo de ajustar seus preços contratuais a um nível mais razoável e melhorar o índice combinado da empresa.

Este aumento de preços já foi percebido pelos players estrangeiros, que aumentaram sua presença no mercado brasileiro, intensificando a concorrência.  

Acordo com o Departamento de Justiça (DoJ). Em relação ao acordo com o DoJ anunciado em abril, a empresa ainda tem a obrigação de aprimorar seus controles operacionais e enviar relatório mensal ao DoJ.

Esta obrigação pode durar até três anos. No entanto, a empresa acredita que deveria atender aos requisitos do DoJ antes disso. Além disso, o pagamento financeiro de US$ 5 milhões já foi realizado.  

Outros tópicos

O IRB iniciou a migração de seus sistemas para a nuvem, visando concluir todo o processo até o final de 2024.

Além disso, a empresa também vem trabalhando com iniciativas de IA, que devem melhorar a comunicação entre os sistemas das seguradoras e do IRB.

Em termos de mudança cultural, acreditamos que o IRB está agora mais integrado (também fisicamente, já que toda a equipa está agora reunida no mesmo piso do novo escritório) e mais disciplinado em termos de preços e assuntos jurídicos.  

No geral, vemos uma perspectiva melhor para o IRB (Re). Acreditamos que o Investor Day enviou uma mensagem importante ao mercado, marcando um reinício da empresa.

Apesar da melhoria, que já foi observada no 1S23 (com resultados positivos), continuamos cautelosos quanto ao nome, devido a uma tendência decrescente nos prémios e à fraca dinâmica de lucros. Além disso, ainda nos falta visibilidade sobre o nível de crescimento e retorno que o IRB poderia atingir no longo prazo. Portanto, reiteramos nosso rating Neutro e o preço-alvo de R$51 por ação. 

Abra sua conta no Banco Safra.