O Ibovespa voltou a fechar em alta na sexta-feira e sustentou um ganho de 0,8% na semana, perto dos 123 mil pontos.

O índice brasileiro contou na última sessão com o impacto positivo do relatório de emprego dos Estados Unidos, que mostrou a maior criação de vagas em quase um ano.

O governo americano reportou uma abertura líquida de 943 mil postos de trabalho em julho, superando as expectativas. A taxa de desemprego, por sua vez, recuou de 5,9 para 5,4%.

O otimismo com a maior economia do mundo levou os índices Dow Jones e S&P 500 a novos recordes de fechamento. Já o Nasdaq recuou levemente na sexta-feira, mas segue bem próximo do seu topo histórico.

A previsão do Safra é que a recuperação do mercado de trabalho siga em curso por lá, com o crescimento do emprego oscilando ao redor de 800 mil vagas por mês.

Mas vale lembrar que seguimos atentos à situação sanitária do país. Com avanço da variante delta do coronavírus, os Estados Unidos passaram a registrar, pela primeira vez desde fevereiro, uma média diária de 100 mil casos de Covid.

Mais uma vez, a semana que se inicia promete ser movimentada para o mercado. Hoje, os investidores repercutem os dados de inflação na China, bem como o levantamento mensal de empregos não preenchidos nos Estados Unidos.

Além disso, estão no radar as declarações de dirigentes do banco central americano programadas para hoje e para os próximos dias, que podem oferecer pistas sobre o momento da redução de estímulos no país.

Uma das variáveis mais importantes para essa decisão é a inflação americana, por isso recomendamos bastante atenção à leitura do índice CPI para julho, que será conhecida na quarta-feira. A estimativa do Safra é de alta de 5,2% em 12 meses.

Internamente, também teremos novidades importantes, com a divulgação do IPCA amanhã, e de novos dados de atividade nos dias seguintes.