Depois de atingir uma alta de 1% na primeira hora da sessão de ontem, o Ibovespa passou por uma correção e fechou em queda.

Internamente, o mercado acompanhou a pesquisa mensal da Markit para a indústria brasileira. Segundo a sondagem, o setor encerrou o ano em baixa, com a produção reduzida devido a uma demanda mais fraca.

Pelo lado mais positivo, a inflação dos insumos às fábricas foi mais moderada em dezembro.

Vale dizer que o levantamento referente à Zona do Euro continuou apontando firme expansão da indústria na região.

Nesse contexto, o índice de ações Stoxx 600 atingiu ontem a sua máxima histórica, quebrando o recorde anterior, registrado no último mês de novembro.

Já nos Estados Unidos, o destaque foi a ação da Apple, que foi negociada perto dos US$ 183, fazendo da criadora do iPhone a primeira empresa a romper a marca de 3 trilhões de dólares em valor de mercado.

O Ministério da Economia informou ontem um saldo comercial melhor do que o esperado em dezembro.

Com isso, o Brasil encerrou o ano de 2021 com superávit de US$ 61 bilhões, a maior parte sustentada pelo comércio com a China.

O montante representa um aumento de mais de 20% sobre o ano anterior, e um dos destaques do período foi a exportação de minério de ferro.

Quanto às expectativas reunidas no último Relatório Focus, a mediana para o PIB de 2022 recuou novamente, de 0,42 para 0,36%

Isso indica que as projeções do mercado têm se aproximado do cenário-base do Safra, que prevê crescimento de apenas 0,2% neste ano.